Seleção entre e dentro de famílias de meio-irmãos no milho Dentado Composto visando resistência à Spodoptera frugiperda e à Heliothis zea; II ciclo.

Margarida Agostinho Lemos, Marcelo R.A. de Araújo, Elto Eugenio Gomes e Gama, Ricardo Magnavaca, Antônio Carlos de Oliveira, Augusto Ramalho de Moraes

Resumo


Estudou-se a obtenção de parâmetros genéticos para alguns caracteres de planta e espiga de milho (Zea mays L.) cv. Composto Dentado. O material é do segundo ciclo de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos. Avaliaram-se 400 progénies num delineamento de látice simples 10 x 10 com uma repetição por local: Caruaru e S. Bento do Una, PE. Os experimentos não receberam tratamentos fitossanitários, e foram isolados das áreas que receberam tratamentos com inseticidas, utilizando-se infestações naturais. Foram coletados os dados para: altura da planta (AP) e da espiga (AE), número de espigas por planta (NE) e de espigas mal empalhadas (NEME), danos causados por H. zea (HZ) e S. frugiperda (SF), e produção de grãos (PG). As estimativas de variância genética aditiva foram altas (P < 0,05) para AP, AE e PG, e baixas para os demais caracteres. Tendo em vista os baixos valores encontrados para a variabilidade genética concernentes aos caracteres HZ e SF, é necessário um controle ambiental mais eficiente nas avaliações das progénies.


Palavras-chave


Zea mays; parâmetros genéticos; caracteres de planta; caracteres de espiga.

Texto completo:

PDF


Embrapa Sede, Superintendência de Comunicação,
Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W3 Norte (final) Caixa Postal 040315 - Brasília, DF - Brasil - 70770-901
Fone: +55 (61) 3448-2461