Estabilidade e adaptabilidade de genótipos de amendoim rasteiro baseadas em regressão não linear e AMMI

Roseane Cavalcanti dos Santos, Alineaurea Florentino Silva, Tarcisio Marcos Gondim, Jose Oscar Lustosa Oliveira Junior, Raimundo Bezerra de Araujo Junior, Edvaldo Sagrilo, Ramon Araujo de Vasconcelos, Pericles de Albuquerque Melo Filho, Joao Luis da Silva Junior

Resumo


O objetivo deste trabalho foi estimar a estabilidade e a adaptabilidade da produção de vagens e de sementes de genótipos de amendoim rasteiro com base em metodologias de regressão não linear e AMMI. Foram utilizados dados de produtividade de 11 ensaios, distribuídos em seis ambientes e três safras agrícolas, realizados na região Nordeste, no período das águas. Efeitos significativos de genótipos (G), ambientes (A) e da interação GA foram detectados nas análises e indicaram comportamento diferente entre os genótipos em condições ambientais favoráveis e desfavoráveis. Os genótipos BRS Pérola Branca e LViPE‑06 são os mais estáveis e adaptados ao ambiente semiárido, enquanto o LGoPE‑06 é material promissor para a produção de vagens, embora seja altamente dependente de ambiente favorável.


Palavras-chave


Arachis hypogaea; interação genótipo x ambiente; produtividade de vagens; produtividade de sementes; adaptação ao semiárido.

Texto completo:

PDF PDF (English)


Embrapa Sede, Superintendência de Comunicação,
Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W3 Norte (final) Caixa Postal 040315 - Brasília, DF - Brasil - 70770-901
Fone: +55 (61) 3448-2461