TEORIA DO CONHECIMENTO E PESQUISA SOCIAL
Resumo
A partir da consideração de que todo conhecimento científico deve visar, pelo menos idealmente, uma aplicação benéfica para o homem, discutem-se algumas questões fundamentais da Teoria do Conhecimento, procurando demonstrar sua complexidade (não percebida pelo senso comum) e a necessidade de uma teoria que a estude sistematicamente. Tendo como base elementos levantados nessa discussão geral, demonstra-se que toda pesquisa científica pressupõe o recurso, consciente ou inconsciente, a uma teoria, que estabeleça seus parâmetros básicos. Todas as teorias, assim como as técnicas de investigação a elas correspondentes, vinculam-se às perspectivas sociais dos vários grupos humanos, que constituem as sociedades complexas, e refletem, numa certa medida, seus interesses específicos e extracientíficos. Sendo assim, as teorias, como as técnicas de investigação, não podem ser consideradas absolutamente "neutras". A constatação desse comprometimento relativo das teorias exige do pesquisador uma vigilância epistemológica constante e uma continuada crítica metodológica, visando minimizar os efeitos da atuação de fatores extracientíficos e "ideológicos''.
THE KNOWLEDGE SYSTEM AND SOCIAL RESEARCH
Abstract
Based on the premise that, all scientific knowledge should be aimed at beneficial applications for mankind, the paper discusses some fundamental issues in the theory of knowledge, endeavouring to show its complexity (not perceived by common sense) and the need for a theory to study it systematically. Using elements taken from this general discussion, it is then demonstrated that all scientific research presupposes, consciously or unconsciously, the resort to a theory which can establish its basic parameters. All theories, as well as the investigation techniques associated with them, are linked to the social perspectives of the various human groups which make up complex societies, and to some extent reflect their specific, extra-scientific interests. Thus, theories and investigation techniques cannot be considered absolutely "neutral". Once this relative commitment of theory has been realized, the researcher must exercise constant epistemological vigilance and a continuous methodological critique, so as to minimize the effects of extra-scientific and "ideological" factors.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct1985.v2.9229