O SETOR PÚBLICO DE PESQUISA AGRÍCOLA NO ESTADO DE SÃO PAULO - PARTE II -

RUI HENRIQUE DE ALBUQUERQUE, ANTÔNIO CÉSAR ORTEGA, BAASTIAN PHILIP REYDON

Resumo


O texto a seguir apresentado é a segunda parte de uma análise da lógica de evolução das pesquisas agrícolas desenvolvidas pelo setor público no Estado de São Paulo, de forma articulada à evolução da economia e das forças sociais atuantes na região. Na primeira parte — publicada no vol. 3, nº 1 dos Cadernos de Difusão de Tecnologia — analisou-se com detalhes o histórico de constituição e transformações por que passou o Instituto Agronômico de Campinas desde a sua fundação, no século passado, até os anos 70. Nesta segunda parte, analisa-se com detalhes, inicialmente, o impacto que a EMBRAPA causou na lógica de pesquisas do Instituto Agronômico de Campinas. Em seguida, a partir de uma perspectiva histórica, observa-se a evolução que se verificou tanto no Instituto Biológico de São Paulo, como na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", permitindo enriquecer a análise com as transformações que ocorram nessas instituições, tanto antes como depois da EMBRAPA. Ao final, avaliam-se as conseqüências dessas mudanças organizacionais e sugerem-se estratégias alternativas ao sistema de pesquisa agropecuária.

THE AGRICULTURAL RESEARCH PUBLIC SECTOR OF THE SÃO PAULO STATE
-PART II -


Abstract

This text is the second part of an evaluation of the São Paulo state public sector efforts on agricultural research, taking in account the regional economic and social evolution during this century. The first part — already published in "Cadernos de Difusão de Tecnologia", vol. 3 no 1 — has analyzed the Campinas Agronomic Institute constitution and evolution, since the beginning of the century until the seventies. The second part, now presented, studies the impact EMBRAPA creation has caused on the research works of the São Paulo public sector. It is also closely examined the history and transformations of the São Paulo Biological Institute and of the Luiz de Queiroz Agronomic School. These two study cases supply additional information to this work as we also analyze its history and dynamics, before and after the EMBRAPA creation. As a last chapter, we evaluate the consequences from the organizational changes and suggest some alternative strategies to the agrarian research system.


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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct1986.v3.9212