INTRODUÇÃO
Resumo
Com este número fechamos mais um volume dos Cadernos de Difusão de Tecnologia: o quarto. Nesta jornada, os CDT têm preenchido uma lacuna importante na bibliografia brasileira relacionada a uma visão social, econômica e política das ciências agrárias vis-à-vis ao seu papel no desenvolvimento rural brasileiro. Aqui têm colaborado especialistas das mais diferentes áreas e das mais diversas instituições, como universidades, órgãos de pesquisa e empresas de assistência técnica e extensão rural. Neste número são tratados diferentes assuntos. No primeiro deles, Cyro Mascarenhas Rodrigues completa a sua trilogia histórica das instituições de pesquisa no Brasil, com o trabalho "A pesquisa agropecuária no período do pós-guerra". A análise envolve, sobretudo, a evolução do sistema de pesquisa agropecuária federal: o Serviço Nacional de Pesquisa Agronômicas (SNPA), a sua substituição pelo Departamento de Pesquisa e Experimentação Agropecuárias (DPEA), a implantação do Escritório de Pesquisa e Experimentação (EPE), a transformação do EPE no Departamento Nacional de Pesquisa Agropecuária (DNPEA), indo até a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
No trabalho seguinte, "Inovações tecnológicas ao nível de produtos no estado de São Paulo", os autores Baastian Philip Reydon, Antônio César Ortega e José Graziano da Silva analisam os principais "saltos tecnológicos" ocorridos nas culturas de milho, batata, soja, café, trigo e algodão. As inovações analisadas são, sobretudo, as biológicas. O terceiro artigo, "Linguagem científica e ciência", traz a contribuição de Celuta Moreira César Machado a um dos assuntos ainda pouco discutidos nos Cadernos: a abordagem crítica da linguagem empregada pelos cientistas. É argumentado, no texto, que a crítica da linguagem científica resulta na crítica a determinada visão de ciência.
O quarto artigo, de autoria de Delma Pessanha Neves, trata da relação entre as políticas agrícolas e a formação do produtor rural moderno. Escrito de forma polêmica — seja na argumentação, seja em algumas das suas conclusões —, "As políticas agrícolas e a construção do produtor moderno" pode vir a suscitar — e a isso encorajamos — a utilização, pelos nossos leitores, da seção Debates, em números dos CDT que estão por vir.
Na seção Debates, Maria José Ferreira de Araújo Ribeiro apresenta as dificuldades enfrentadas pelo agricultor brasileiro no Brasil contemporâneo. Como poderá ser acompanhada pelo leitor, a argumentação de Maria José Ribeiro apresenta a figura de um produtor de café que se distingue, radicalmente, do tipo histórico de cafeicultor que ficou na memória dos brasileiros. São outras, e bastante variáveis, as regras para se produzir e comercializar o produto.
Na seção Resenhas, dois livros são comentados: "Agricultura e inflação", de Carlos Albertos Ramos, e "Caminhos e descaminhos dos movimentos sociais no campo", de Cândido Grzybowski. As resenhas são de autoria, respectivamente, de Mauro Márcio Oliveira e Sônia Maria Pessoa Pereira Bergamasco.
Esperamos a participação ativa dos leitores e que tenham gostado da seleção dos trabalhos.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct1987.v4.9168