EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM ASSENTAMENTOS RURAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Resumo
A reforma agrária no Brasil vem sendo discutida há mais de quarenta anos. A partir da Nova República surge o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, o MST e, com ele, maior organização dos trabalhadores rurais e urbanos e a ampliação do número de ocupações de terras ociosas. A "ocupação", a "resistência" e a "produção" exigem convívio coletivo. Portanto, é um processo educativo. Este artigo apresenta dois temas: o "trabalho coletivo" e o "uso de tecnologias", sobre os quais se aglutinam diferentes representações dos agricultores assentados da Fazenda Ipanema, em Iperó, Estado de São Paulo. O conhecimento destas representações indica caminhos para projetos de educação ambiental que se proponham tanto a fortalecer a autonomia e a participação social, quanto à busca de modelos agrossilvopastoris alternativos e mais sustentáveis.
ENVIRONMENTAL EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN RURAL SETTLEMENTS: CONTRIBUTIONS OF A SOCIAL REPRESENTATION CASE STUDYABSTRACT
Agrarian reform in Brazil has been discussed for more than forty years. Since the New Republic, the Movement for Landless Workers has appeared with a resulting better organization of both urban and rural workers and an increase in the occupation of unproductive lands. Occupation, resistance and production processes call for education. This paper presents two themes: collective work and use of technology. Aroun both themes, different representations of farmers are settled on the Farm Ipanema, Iperó County in the State of São Paulo. Knowledge gained has indicated the paths for environmental education projects aiming at strengthening autonomy and social participation in the search for alternative agrosilvopastoral models which may prove to be more sustainable.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct1998.v15.8931