INTRODUÇÃO

Maria Amalia Gusmão Martins

Resumo


Esta edição comemorativa do Ano Brasil na França, fruto do contrato de co-edição assinado entre a Embrapa e a editora John Libbey Eurotext, em outubro de 2004, reúne um conjunto expressivo de trabalhos voltados para temas relacionados à agricultura familiar, desenvolvimento regional, meio ambiente e qualificação de produtos. Tais trabalhos refletem o resultado de projetos implementados nos últimos anos sob a égide da cooperação entre instituições francesas e brasileiras. Ao todo, são apresentados 31 artigos técnico-científicos e 14 resumos de teses de mestrado e doutorado defendidas por estudiosos franceses e brasileiros nos últimos 3 anos sobre os temas acima mencionados, bem como breves resenhas sobre livros e artigos publicados no Brasil e na França, por membros dessa promissora rede de pesquisa que se fez possível ao longo de vários anos da cooperação franco-brasileira.

Trata-se de uma edição-espelho, em português, do número especial (v.14, n.1, janvier-février 2005) da revista Cahiers d'études et de recherches francophones / Agricultures, publicada por John Libbey Eurotext.

Naquela edição, os artigos técnico-científicos foram reunidos em seções, abrangendo cinco grandes temas: · Políticas públicas e conseqüências agrárias. · Cadeias produtivas e desenvolvimento. · Agricultura e meio ambiente. · Desenvolvimento regional, dinâmicas sociais e territoriais. · Transformação e qualificação dos produtos.

Considerados o formato e o limite de páginas da nossa revista, o conteúdo originalmente publicado na edição francesa, é ora lançado em dois números do Volume 22 dos Cadernos de Ciência e Tecnologia: número 1 (janeiro/abril, 2005) e número 2 (maio/agosto, 2005).

Neste primeiro número, estão reunidos 16 dos 31 artigos, distribuídos, segundo o tema, nas três primeiras seções acima citadas - Políticas públicas e conseqüências agrárias, Cadeias produtivas e desenvolvimento, e Agricultura e meio ambiente. No sumário, encontram-se indicados os trabalhos correspondentes a cada seção, ressaltando-se que o primeiro artigo - Diversidades e Mobilidades da Agricultura Brasileira, Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello -, de temática mais abrangente, é o artigo introdutório, na edição francesa.

No número seguinte (v.22, n.2, mai./ago. 2005) serão apresentados os demais artigos, correspondentes às seções 4 - Desenvolvimento regional e dinâmicas sociais e territoriais e 5 - Transformação e qualificação dos produtos. Ao final do fascículo, são apresentados os resumos de teses defendidas e breves resenhas de livros, publicados recentemente, no âmbito da cooperação França-Brasil.

A preparação desta edição comemorativa do Ano do Brasil na França contou com a colaboração direta e incansável de Philippe Petithuguenin, para quem dirigimos nossos agradecimentos. Maria Amalia Gusmão Martins Editora


Palavras-chave


introdução



DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2005.v22.8684