Inovação e desenvolvimento tecnológico no segmento das plantas medicinais no Distrito Federal

Juliane Alves de Araújo Pereira, Vitória Cristiane Sousa dos Santos, Letícia Bandeira Araújo, Laura Silva Prado, Ana Maria Resende Junqueira

Resumo


A utilização de plantas medicinais é praticada desde sempre, tendo-se tornado parte importante da vida cotidiana, e seus saberes tradicionais vêm sendo transmitidos de geração em geração. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil de consumidores e vendedores de plantas medicinais no Distrito Federal, bem como identificar aspectos de inovação e adoção de tecnologias sociais. Uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva foi realizada com abordagem qualitativa. Para os procedimentos técnicos, a pesquisa foi considerada como estudo de caso. Os dados foram coletados de abril a agosto de 2022. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 24 feirantes, de cinco feiras permanentes, em cinco cidades-satélites do Distrito Federal. Um questionário foi disponibilizado nas redes sociais e respondido por 177 consumidores. A maioria dos feirantes é do gênero feminino, cerca de 40% com 10 a 20 anos de experiência na venda de plantas medicinais, mas sem treinamento, e estão desmotivadas em razão do alto custo do aluguel do espaço da feira permanente. Cerca de 95% dos feirantes adquirem os produtos de produtores de outros estados da federação. O ambiente observado não favorece a inovação ou adoção de tecnologias sociais. Mais de 70% dos consumidores utilizam plantas medicinais na forma de chás, e mais de 80% as utilizam na culinária. Observou-se que esses consumidores são jovens e abertos às novidades. Portanto, inovações no processamento e formas diferenciadas de apresentação dos produtos podem ampliar o consumo. Recomenda-se que sejam realizados estudos junto a produtores familiares do Distrito Federal, com a finalidade de despertar neles o interesse pela produção de plantas medicinais, o que pode contribuir para a redução da lacuna existente entre a demanda e a oferta local, bem como pode incrementar a inovação no segmento e a adoção de tecnologias sociais nos sistemas produtivos.


Palavras-chave


consumidor; feirante; remédio natural; saberes tradicionais; tecnologias sociais

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27390