A COBERTURA DOS SITES DE NOTÍCIAS NO CASO DA TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA NA EMBRAPA

Eduardo João Moro, Cláudio Rocha de Miranda

Resumo


O presente artigo busca analisar o processo de transição agroecológica empreendido na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com base na cobertura da mídia - particularmente dos sites de notícias -, fazendo-se uso de pesquisa hemerográfica. Por meio da análise de mais de 300 notícias, constata-se que: 46% do total das notícias divulgam eventos, 24% tratam de projetos, e o restante divide-se entre cursos e aspectos gerenciais. Além disso, a análise demonstra que, excetuando-se um pequeno número de notícias classificadas como de "alta relevância" (2% do total), o restante sofre com a "falta de profundidade", o que pode receber uma denominação de "cobertura inadequada".

Termos para indexação: agroecologia, meio ambiente, mídia, sociologia ambiental.

THE COVERAGE OF NEWS SITES ON THE ISSUE OF
THE AGROECOLOGICAL TRANSITION AT EMBRAPA

ABSTRACT

This article aims at analyzing how the media covers the process of agroecological transition, performed in the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa) – particularly the news sites – by using hemerographic sources. By analyzing more than 300 news, it was found that: 46% of the total announce events, 24% of the news address projects, and the rest of them address courses and management aspects. Furthermore, this analysis shows that, except for few news rated as "highly relevant" (2% of total), the rest of them "lack depth", which may be rated as "inadequate coverage".

Index terms: agroecology, environment, environmental sociology, media.


Palavras-chave


agroecologia, meio ambiente, mídia, sociologia ambiental

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2011.v28.12044