Submissões Online
Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos de Ciência & Tecnologia?
Acesso
Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
Diretrizes para Autores
1. Enquadramento temático
São aceitos pelo periódico CC&T artigos científicos ou de revisão inéditos, que estejam no foco das dinâmicas e processos da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na agricultura e no desenvolvimento rural.
Os artigos podem tratar da perspectiva social, econômica, política, regulatória, cultural e da gestão, entre outras, no escopo interdisciplinar da revista, o qual transita na grande área das Ciências Sociais.
Os estudos devem tratar, preferencialmente, dos processos de CT&I e suas interfaces com a agropecuária, as cadeias agroindustriais (desde os insumos até o consumo) e o desenvolvimento rural. Mas contribuições teóricas e metodológicas para esse tratamento também são bem-vindas.
As dinâmicas da CT&I podem ser analisadas por meio do estudo sobre as práticas e métodos de gestão de PD&I, da avaliação das atividades de PD&I, da mudança no panorama das atividades agropecuárias, da estrutura produtiva, das organizações e das instituições, de estudos das trajetórias tecnológicas, das transformações no perfil sociotécnico e de estudos prospectivos.
O conteúdo dos manuscritos deve primar pela originalidade e explicitar as contribuições inéditas. São esperados novos aportes teóricos, metodológicos e substantivos no campo das dinâmicas de CT&I na agricultura e no desenvolvimento rural.
A revista se preocupa com a qualidade das submissões, tendo em vista o impacto em termos de citações. Sobretudo, tem o propósito de informar a política e as estratégias de pesquisa agropecuária.
2. Encaminhamento
Aceitam-se originais em português, inglês e espanhol. A revista encoraja a submissão de trabalhos em inglês.
As submissões serão feitas por meio digital, neste site, pelo autor correspondente, que deverá se cadastrar como AUTOR com ORCID.
O processo de submissão constitui-se em cinco passos: 1) cadastramento; 2) tran sferência do manuscrito; 3) inclusão de metadados (nomes dos autores do trabalho, e-mails de contato, vinculação institucional, título do artigo, resumo, termos para indexação, etc.); 4) transferência de documentos suplementares; e 5) confirmação.
Dois arquivos deverão acompanhar a submissão:
a) O texto do trabalho a ser submetido. A forma de apresentação do trabalho a ser submetido está detalhada no item 4 destas Diretrizes para os autores.
b) Carta de encaminhamento. A carta de encaminhamento deve conter:
c) Quando se fizer necessário, arquivos suplementares (exemplo: dados e instrumentos de pesquisa).
3. Procedimentos de avaliação
a) Depois da triagem, o editor submete os trabalhos encaminhados à apreciação crítica de dois a três consultores científicos da revista, que recomendam: aprovação, aprovação condicional ou não aprovação. Os critérios adotados são os seguintes:
• Adequação à linha editorial da revista.
• Valor da contribuição do ponto de vista teórico, metodológico e substantivo.
• Argumentação lógica, consistente, e que ainda assim permita contra-argumentação pelo leitor (discurso aberto).
• Correta interpretação de informações conceituais e de resultados (ausência de ilações falaciosas).
• Relevância, pertinência e atualidade das referências bibliográficas.
b) São de exclusiva responsabilidade dos autores as opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos. Contudo, o editor, com a assistência de consultores especializados, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações aconselhadas ou necessárias.
c) Modificações de estrutura ou conteúdo sugeridas aos autores deverão ser processadas e devolvidas ao editor no prazo de 30 (trinta) dias.
d) A sequência da publicação dos trabalhos é dada após as etapas de revisão textual, normalização de referências e citações, diagramação e criação da prova. Após a aprovação para a publicação do trabalho, não serão permitidos acréscimos ou modificações no texto.
e) É facultada à Editoria solicitar ao autor que utilize serviço especializado de revisão textual e apresente um certificado de revisão de idioma quando necessário.
f) À Editoria e ao Conselho Editorial dos Cadernos de Ciência & Tecnologia é facultada a encomenda de artigos para que sejam submetidos à revista.
4. Forma de apresentação
a) Tamanho – os artigos devem ser apresentados no programa Word, no tamanho máximo de 30 páginas, espaço de 1,5 entre linhas e margens de 2 centímetros nas laterais, no topo e na base. A fonte é Times New Roman, tamanho 12 para o texto e tamanho 8 para notas de rodapé. Utilizar apenas a cor preta para todo o texto.
b) Títulos, Autores, Resumo, Abstract, Termos para indexação e Index terms – os títulos dos artigos em português e inglês devem ser grafados em negrito, com letra inicial da primeira palavra maiúscula, trazendo, no máximo, 20 palavras. Devem ser claros e concisos e expressar o conteúdo do trabalho. O nome Embrapa não deve constar do título de qualquer artigo. Grafar os sobrenomes dos autores por extenso, com letras iniciais maiúsculas. O resumo e o abstract não devem ultrapassar 200 palavras cada um. Devem conter uma síntese dos objetivos, desenvolvimento e principal conclusão do trabalho. O conteúdo do Abstract deve ser uma tradução fiel ao conteúdo do Resumo. É exigida, também, a indicação de no mínimo três e no máximo seis "Termos para indexação" e "Index terms". Essas expressões devem ser grafadas em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial, e seguidas de dois-pontos (os quais também ficam em negrito). As palavras que constituem os "Termos para indexação" e "Index terms", as quais devem ficar em claro(sem negrito), devem ser separadas por vírgulas e iniciadas com letras minúsculas, não devendo conter termos que já apareçam no título.
c) No rodapé da primeira página deve constar uma nota para cada autor, indicando o nome da instituição de filiação com o endereço completo da instituição e o endereço do correio eletrônico do autor.
d) Introdução – a palavra Introdução deve ser grafada em letras maiúsculas e colocada no centro da página, sem negrito. A introdução deve ocupar no máximo duas páginas e apresentar o objetivo do trabalho, importância e contextualização, o alcance e eventuais limitações do estudo.
e) Desenvolvimento – o desenvolvimento constitui o núcleo do trabalho, em que se encontram os procedimentos metodológicos, os resultados da pesquisa e a sua discussão crítica. Mas a palavra Desenvolvimento jamais servirá de título para esse núcleo, ficando a critério do autor empregar os títulos que mais se apropriarem à natureza do seu trabalho. O autor não está necessariamente obrigado a usar os termos tradicionalmente empregados nos artigos de periódicos das áreas exatas e biológicas, tais como: material e métodos, resultados e discussão. Sejam quais forem as opções de título, ele deve ser posicionado no centro da página, grafado com letras maiúsculas, sem negrito. Já para os subtítulos, quando houver, somente a inicial da primeira palavra deve ser grafada em maiúsculo, e devem se localizar na margem esquerda, grafados de forma contínua, em negrito. Caso haja um título menor que o subtítulo (ou seja, se estiver dentro de um subtítulo), somente a inicial da primeira palavra deve ser grafada em maiúsculo, e deve se localizar na margem esquerda, grafado de forma contínua, em claro (sem negrito). Se houver, também, um título ainda menor que esse, mencionado na frase anterior, somente a inicial da primeira palavra deve ser grafada em maiúsculo, e deve se localizar na margem esquerda, grafado de forma contínua, em itálico e em claro (sem negrito).
f) Conclusões – a palavra Conclusões, ou expressão equivalente (Considerações finais, por exemplo), deve ser grafada com letras maiúsculas e no centro da página, sem negrito. As conclusões são elaboradas com base no objetivo e nos resultados do trabalho. Não podem consistir, simplesmente, do resumo dos resultados; devem apresentar, também, as novas descobertas da pesquisa e suas implicações. Devem confirmar ou rejeitar as hipóteses formuladas na Introdução, se for o caso. Cabem inferências sobre a possível aplicação dos resultados obtidos a situações e circunstâncias semelhantes. Recomenda-se discutir as limitações do método empregado, principalmente quanto a validade interna e externa. Cabe também a exposição de questões que não foram respondidas pelo trabalho, mas que podem ser objeto de pesquisas futuras.
g) Agradecimentos (tópico opcional) – a palavra Agradecimentos deve ser grafada com letras maiúsculas, no centro da página, sem negrito. Os agradecimentos devem ser breves e diretos, iniciando com “ao”, “aos”, “à” ou “às” (referidos a pessoas ou instituições).
h) Citações – toda citação deve ser referenciada. Quando incluídos na sentença, os sobrenomes dos autores devem ser grafados em caixa alta e baixa com a data entre parênteses. Se não incluídos, devem estar também dentro dos parênteses, grafados em caixa alta e baixa, separados das datas por vírgula. Para a inserção das citações, assim como das referências, com as adaptações da NBR 10520 (citação) e da NBR 6023 (referências) recomenda-se o uso do gerenciador de referências Mendeley (ver item k).
Citação com dois autores: separar os sobrenomes por "&" tanto fora quanto dentro dos parênteses.
Citação com mais de dois autores: grafar o sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão et al., em fonte normal.
Citação de diversas obras de autores diferentes: grafar os sobrenomes dos autores em ordem alfabética, seguidos da ordem cronológica, e separados por ponto e vírgula.
Citação de mais de um documento dos mesmos autores: não repetir os sobrenomes dos autores; e as datas das obras, em ordem cronológica, são separadas por vírgula.
Citação de diversos documentos do mesmo autor, publicados em um mesmo ano: acrescentar letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espaçamento, conforme a lista de referências.
Citação de citação: grafar o(s) sobrenome(s) do(s) autor(res) do documento original, seguido(s) da expressão "citado por" e da citação da obra consultada. Referenciar apenas a obra consultada.
Citações diretas que contenham até três linhas: devem aparecer entre aspas duplas, integrando o parágrafo normal. Depois do ano da publicação, acrescentar a(s) página(s) do trecho citado (entre parênteses e separadas por vírgula). Citação no interior da citação deve estar com aspas simples.
Citações diretas longas (quatro ou mais linhas): serão destacadas do texto em parágrafo especial (blocado) e com recuo de 4 cm da margem esquerda, em espaço simples, com fonte tamanho 9 e sem aspas.
i) Figuras e Tabelas – as figuras e tabelas devem ser citadas no texto em ordem sequencial numérica, escritas com a letra inicial maiúscula, seguidas do número correspondente. As citações podem vir entre parênteses ou integrar o texto. As tabelas e figuras devem ser apresentadas no texto, em local próximo ao de sua citação. O título de tabela deve ser escrito sem negrito e posicionado acima dela. O título de figura também deve ser escrito sem negrito, mas posicionado abaixo dela. As tabelas e figuras devem ser obrigatoriamente citadas no texto. As figuras, imagens, tabelas, quadros e gráficos devem ser autorais. Caso haja a necessidade de o artigo incluir algum desses elementos de origem de outra publicação, além da informação da referência completa do documento original, o autor deve providenciar, em relação ao responsável pela publicação em questão, autorização, por escrito, para que o elemento possa ser republicado em seu artigo. Da mesma forma, para a publicação de fotografias de pessoas em primeiro plano, o autor deve providenciar autorização por escrito da(s) pessoa(s) fotografada(s).
Nos títulos de figuras e tabelas, as palavras “Figura” e “Tabela”, assim como seus respectivos números (que devem ser inseridos após a palavra “Figura” ou “Tabela”) e o ponto-final, o qual precisa ser inserido após o número da respectiva figura ou tabela, devem estar em negrito. Exemplos: Figura 1. ou Tabela 1. Porém, o texto que segue esses termos não deve estar em negrito.
j) Notas de rodapé – as notas de rodapé devem ser de natureza substantiva (não bibliográficas) e reduzidas ao mínimo necessário.
k) Referências – a palavra Referências deve ser grafada com letras maiúsculas, no centro da página. Todas as referências devem ser citadas e devem, de preferência, conter fontes atuais, principalmente de artigos de periódicos, mas podem conter trabalhos clássicos mais antigos, diretamente relacionados com o tema do estudo. As referências devem conter os sobrenomes de todos os autores (não utilizar et al.), e os nomes dos periódicos devem estar grafados por extenso, sem qualquer abreviação. Quando houver, o DOI (Digital Object Identifier) deve fazer parte da referência. Os Cadernos de Ciência e Tecnologia (CC&T) encorajam a disponibilização do endereço eletrônico, direto e válido, com a última data de acesso, das referências disponibilizadas eletronicamente. As referências devem ser apresentadas na língua original em que foram publicadas. Devem ser apresentadas em ordem alfabética e normalizadas de acordo com as adaptações da NBR 6023 da ABNT, utilizando-se os modelos abaixo que constituem os casos mais comuns. O estilo que segue pode ser encontrado no gerenciador de referências Mendeley, aplicando o estilo de referências "Pesquisa Agropecuaria Brasileira (Portuguese Brazil)":
Exemplos:
- Artigos de anais de eventos (aceitos apenas trabalhos completos)
ANJOS, S.S.N. dos; SANTOS, A.C. dos. Tendências tecnológicas e de exportação de óleo bruto de babaçu. In: CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE BIODIESEL, 7., 2019, Florianópolis. Empreendedorismo e inovação: construindo um futuro competitivo para o biodiesel: anais. Florianópolis: Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel, 2019. p.875-876.Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/210812/1/SERGIO-SEG-Tendencias-tecnologicas-e-de-exportacao-de-oleo-bruto.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2023.
- Artigos de periódicos
WESZ, A.M.; POLIDORIO, L.; BARBIERI, G.F.; UHLMANN, L.O.; TOMIOZZO, R.; GUARIENTI, V.F.; STRECK, N.A.; ULGUIM, A. da R. Herbicide selectivity and weed control in gladiolus cultivation. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.58, e03009, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2023.v58.03009.
- Capítulos de livros
SHAHZAD, A.; PARVEEN, S.; SHARMA, S.; SHAHEEN, A.; SAEED, T.; YADAV, V.; AKHTAR, R.; AHMAD, Z.; UPADHYAY, A. Plant tissue culture: applications in plant improvement and conservation. In: ABDIN, M.Z.; KIRAN, U.; KAMALUDDIN;ALI, A. (Ed.). Plant Biotechnology: principles and applications. Singapore: Springer, 2017. p.37-72. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-10-2961-5_2.
- Livros
SANTOS, H.G. dos; JACOMINE, P.K.T.; ANJOS, L.H.C. dos; OLIVEIRA, V.Á. de; LUMBRERAS, J.F.; COELHO, M.R.; ALMEIDA, J.A. de; ARAÚJO FILHO, J.C. de; OLIVEIRA, J.B. de; CUNHA, T.J.F. Sistema brasileiro de classificação de solos. 5.ed. rev. e ampl. Brasília: Embrapa, 2018. 356p. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/199517/1/SiBCS-2018-ISBN-9788570358004.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2023.
- Teses
MONTEIRO, L.C. Disponibilidade de forragem de Brachiaria brizantha (Syn. Urochloa brizantha) cv Piatã e atributos do solo em sistema integrado. 2021. 67p. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Aquidauana.
- Fontes eletrônicas
EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Zoneamento agroecológico. Disponível em: <https://www.embrapa.br/tema-zoneamento-agroecologico>. Acesso em:18 mar. 2023.
- Legislação
BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. [Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências]. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 14 dez. 1997. Seção1, p.29514.
SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, v.62, p.217-220, 1998.
l) Abertura de dados e instrumentos – os Cadernos de Ciência e Tecnologia (CC&T) encorajam a citação e o referenciamento de dados de pesquisa em repositórios de dados públicos ou artigos de dados sempre que possível, com exceção de dados sensíveis (por exemplo, localização de espécies ameaçadas e identificação de pacientes). Também encorajam o compartilhamento de softwares, códigos, modelos, algoritmos, protocolos, métodos e outros materiais relacionados ao projeto quando possível.
- Dados de pesquisa
SOBRENOME, NOME DO AUTOR ABREVIADO. Título [dataset]. Nome do repositório, ano (ou versão com ano). DOI: https://doi.org/...
SOBRENOME, NOME DO AUTOR ABREVIADO. Título [dataset]. Nome do repositório, versão/ano. Disponível em: <https://endereçocompleto>. Acesso em: dia mês ano.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A contribuição é original e inédita, segue a conduta ética e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
Para o caso de citações de publicações digitais, as URLs para as referências foram informadas, quando necessário, bem como a data de acesso (DD/MM/ANO).
O texto está em espaço 1,5 entre linhas; usa fonte Times New Roman tamanho 12; não emprega o destaque do sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, e não no final do documento, como anexos.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
Recomendamos o tratamento equitativo no reporte de informações de sexo e gênero, fazendo uso do Guia de Diretrizes de Equidade em Pesquisa (SAGER).
- Quando o texto for submetido para avaliação por pares, a identificação de autoria do trabalho será removida do arquivo e da opção Propriedades no Word pela Editoria da revista, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
Declaração de Direito Autoral
Após a publicação do trabalho, os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado (por exemplo: publicar em repositório institucional, como capítulo de livro, criar links em páginas eletrônicas, etc.), desde que mencionada a autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.