Diretrizes para Autores
1. Tipos de colaboração
São aceitos pelos CC&T trabalhos que se enquadrem nas áreas temáticas de ciência, tecnologia e desenvolvimento rural e que ainda não foram publicados nem encaminhados a outra revista para o mesmo fim, dentro das seguintes categorias: a) artigos científicos; b) artigos de revisão; c) ensaios.
Artigo científico
O conteúdo de cada trabalho deve primar pela originalidade, isto é, ser elaborado a partir de resultados inéditos de pesquisa que ofereçam contribuições teórica, metodológica e substantiva para o progresso do conhecimento científico e tecnológico e para o desenvolvimento rural.
Artigo de revisão
É a revisão crítica de contribuições importantes, com o objetivo de apresentar o estado atual do conhecimento sobre determinado tema.
Incluem-se aqui análises históricas, discussões conceituais e metodológicas referentes a aspectos políticos, institucionais, gerenciais e mercadológicos de P&D e transferência de tecnologia para o desenvolvimento rural.
Ensaio
É um texto que enfoca determinado assunto sem o aprofundamento de um artigo científico, mas que registra de forma sistematizada idéias, argumentos e dados, fruto de observações e revisão crítica da literatura pertinente.
2. EncaminhamentoAceitam-se trabalhos escritos em português, espanhol e inglês. Entretanto os textos de autores brasileiros devem ser apresentados, preferencialmente, no idioma português.
As submissões serão feitas por meio digital, neste site, pelo autor correspondente, que deverá se cadastrar como AUTOR.
O processo de submissão se constitui de cinco passos: 1) cadastramento; 2) transferência do manuscrito; 3) inclusão de metadados (nomes dos autores do trabalho, e-mails de contato, vinculação institucional, título do artigo, resumo, termos para indexação, etc); 4) transferência de documentos suplementares e 5) confirmação.
Dois arquivos deverão acompanhar a submissão:
a) arquivo com o texto do trabalho a ser submetido
b) carta de encaminhamento
A forma de apresentação do trabalho a ser submetido está detalhada no item 4. destas Diretrizes para autores.
A carta de encaminhamento deve conter: título do artigo; nome do(s) autor(es); declaração explícita de que o artigo não foi enviado a nenhum outro periódico para publicação; formação e qualificação profissional dos autores.
3. Procedimentos editoriais
a) Após a triagem, o editor submete os trabalhos encaminhados a apreciação crítica de três consultores científicos da revista que recomendam: aprovação, aprovação condicional ou não aprovação. Os critérios adotados são os seguintes:
• adequação à linha editorial da revista;
• valor da contribuição do ponto de vista teórico, metodológico e substantivo;
• argumentação lógica, consistente, e que ainda assim permita contra-argumentação pelo leitor (discurso aberto);
• correta interpretação de informações conceituais e de resultados (ausência de ilações falaciosas);
• relevância, pertinência e atualidade das referências bibliográficas.
b) São de exclusiva responsabilidade dos autores as opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos. Contudo, o editor, com a assistência de consultores especializados, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações aconselhadas ou necessárias.
c) Eventuais modificações de estrutura ou conteúdo sugeridas aos autores deverão ser processadas e devolvidas ao editor no prazo de 30 (trinta) dias.
d) A seqüência da publicação dos trabalhos é dada pela conclusão de sua preparação e remessa à oficina gráfica, quando então não serão permitidos acréscimos ou modificações no texto.
e) À Editoria e ao Conselho Editorial dos Cadernos de Ciência & Tecnologia é facultada a encomenda de textos e artigos para publicação na revista.
4. Forma de apresentação
a) Tamanho - Os trabalhos devem ser apresentados no programa Word, no tamanho máximo de 30 páginas, espaço 1,5 entre linhas e margens de dois centímetros nas laterais, no topo e na base. A fonte é Times New Roman, tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para notas de rodapé. Utilizar apenas a cor preta para todo o texto.
b) Títulos, Autores, Resumo, Abstract e Termos para indexação (Index terms) – Os títulos, em Português e Inglês, devem ser grafados em letras maiúsculas, com, no máximo, 20 palavras. Devem ser claros e concisos e expressar o conteúdo do trabalho. Grafar os nomes dos autores por extenso, com letras iniciais maiúsculas. O resumo e o abstract não devem ultrapassar 200 palavras. Devem conter uma síntese dos objetivos, desenvolvimento e principal conclusão do trabalho. É exigida, também, a indicação de no mínimo três e no máximo seis "Termos para indexação" e "Index terms". Essas expressões devem ser grafadas em letras minúsculas, exceto a letra inicial, e seguidas de dois pontos. Os "Termos para indexação" e "Index terms"devem ser separados por vírgulas e iniciadas com letras minúsculas, não devendo conter palavras que já apareçam no título.
c) No rodapé da primeira página deverá constar uma nota sobre cada autor, indicando sua qualificação profissional principal, o último título acadêmico a ele conferido, o cargo na instituição à qual está vinculado, o nome da instituição, cidade, UF e endereço eletrônico do autor.
d) Introdução – A palavra Introdução deve ser grafada em letras maiúsculas e colocada no centro da página. Deve ocupar no máximo duas páginas e apresentar o objetivo do trabalho, importância e contextualização, o alcance e eventuais limitações do estudo.
e) Desenvolvimento – O desenvolvimento constitui o núcleo do trabalho, em que se encontram os procedimentos metodológicos, os resultados da pesquisa e a sua discussão crítica. Mas a palavra Desenvolvimento jamais servirá de título para esse núcleo, ficando a critério do autor empregar os títulos que mais se apropriem à natureza do seu trabalho. O autor não está necessariamente obrigado a usar os termos tradicionalmente empregados nos artigos de periódicos das áreas exatas e biológicas, tais como: material e métodos, resultados e discussão. Sejam quais forem as opções de título, ele deve ser posicionado no centro da página, grafado com letras maiúsculas.
f) Conclusões – A palavra Conclusões, ou expressão equivalente (Considerações finais, por exemplo), deve ser grafada com letras maiúsculas e no centro da página. São elaboradas com base no objetivo e nos resultados do trabalho. Não podem consistir, simplesmente, do resumo dos resultados; devem apresentar as novas descobertas da pesquisa. Confirmar ou rejeitar as hipóteses formuladas na Introdução, se for o caso. Cabem inferências sobre a possível aplicação dos resultados obtidos a situações e circunstâncias semelhantes. Cabe também a exposição de questões que não foram respondidas pelo trabalho, mas que podem ser objeto de pesquisas futuras.
g) Agradecimentos (tópico opcional) – A palavra Agradecimentos deve ser grafada com letras maiúsculas, no centro da página. Devem ser breves e diretos, iniciando com "ao, aos, à ou às" (pessoas ou instituições).
h) Citações – Quando incluídos na sentença, os sobrenomes dos autores devem ser grafados em caixa alta e baixa com a data entre parênteses. Se não incluídos, devem estar também dentro do parêntesis, grafados em caixa alta e baixa, separados das datas por vírgula.
Citação com dois autores: sobrenomes separados por "e" quando fora do parêntesis e com "&" quando entre parêntesis.
Citação com mais de dois autores: sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão et al. em fonte normal.
Citação de diversas obras de autores diferentes: obedecer à ordem alfabética dos autores, separadas por ponto-e-vírgula.
Citação de mais de um documento dos mesmos autores: não há repetição dos nomes dos autores; as datas das obras, em ordem cronológica, são separadas por vírgula.
Citação de citação: sobrenome do autor do documento original, seguido da expressão "citado por" e da citação da obra consultada.
Citações literais que contenham três linhas ou menos devem aparecer aspeadas, integrando o parágrafo normal. Após o ano da publicação acrescentar a(s) página(s) do trecho citado (entre parênteses e separados por vírgula).
Citações literais longas (quatro ou mais linhas) serão destacadas do texto em parágrafo especial e com recuo de oito espaços à direita da margem esquerda, em espaço simples, fonte tamanho 9.
i) Figuras e Tabelas – As figuras e tabelas devem ser citadas no texto em ordem seqüencial numérica, escritas com a letra inicial maiúscula, seguidas do número correspondente. As citações podem vir entre parênteses ou integrar o texto. As Tabelas e Figuras devem ser apresentadas no texto, em local próximo ao de sua citação. O título de Tabela deve ser escrito sem negrito e posicionado acima desta. O título de Figura, também deve ser escrito sem negrito, mas posicionado abaixo desta. Só são aceitas tabelas e figuras citadas efetivamente no texto.
j) Notas de rodapé – As notas de rodapé devem ser de natureza substantiva (não bibliográficas) e reduzidas ao mínimo necessário.
k) Referências – A palavra Referências deve ser grafada com letras maiúsculas, no centro da página. As referências devem conter fontes atuais, principalmente de artigos de periódicos. Podem conter trabalhos clássicos mais antigos, diretamente relacionados com o tema do estudo. Devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023 da ABNT, com as adaptações descritas a seguir.
Os exemplos a seguir constituem os casos mais comuns, tomados como modelos:
Exemplos:
- Artigos de Anais de Eventos (aceitos apenas trabalhos completos)
SOUSA, A.B.O. de; SOUZA NETO, O.N. de; SOUZA, A.C.M. de; SAMPAIO, P.R.F.; DUARTE, S.N. Trocas gasosas e desenvolvimento inicial de mini melancia sob estresse salino. In: INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 2., Fortaleza, 2014. Anais. Fortaleza: Inovagri, 2014. p.3813-3819. DOI: 10.12702/ii.inovagri.2014-a510.
- Artigos de periódicos
SILVA, T. P. da; VIDAL NETO, F. das C.; DOVALE, J.C. Prediction of genetic gains with selection between and within S2 progenies of papaya using the REML/Blup analysis. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.52, p.1167-1177, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0100-204x2017001200005
- Capítulos de livros
SHAHZAD, A.; PARVEEN, S.; SHARMA, S.; SHAHEEN, A.; SAEED, T.; YADAV, V.; AKHTAR, R.; AHMAD, Z.; UPADHYAY, A. Plant tissue culture: applications in plant improvement and conservation. In: ABDIN, M.Z.; KIRAN, U.; KAMALUDDIN, ALI, A. (Ed.). Plant Biotechnology: principles and applications. Singapore: Springer, 2017. p.37-72. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-10-2961-5_2.
- Livros
SANTOS, H.G. dos; JACOMINE, P.K.T.; ANJOS, L.H.C. dos; OLIVEIRA, V.A. de; LUMBRERAS, J.F.; COELHO, M.R.; ALMEIDA, J.A. de; CUNHA, T.J.F.; OLIVEIRA, J.B. de. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3.ed. rev. e ampl. Brasília: Embrapa, 2013. 353p.
- Teses
SAMUEL-ROSA, A. Análise de fontes de incerteza na modelagem espacial do solo. 2016. 278p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
- Fontes eletrônicas
EMBRAPA. Zoneamento agroecológico. Available at: <https://www.embrapa.br/tema-zoneamento-agroecologico>. Accessed on: Apr. 10 2018.
- Legislação
BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 14 dez. 1997. Seção 1, p.29514.
SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, v.62, p.217-220, 1998.
Endereço
Revista Cadernos de Ciência & Tecnologia
Embrapa Sede - Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento
Parque Estação Biológica (PqEB) - Av. W3 Norte (final)
70770-901 Brasília, DF
Tel. (61) 3448-4435
E-mail: ivan.sousa@embrapa.br