Utilização do sistema de informações geográficas SGI/INPE na caracterização do meio físico da microbacia do córrego Taquara (DF)

Edson Eyji Sano, Maria Lúcia Meirelles, Eduardo Delgado Assad, Lucimar Moreira, Jamil Macedo, Dimas Vital Siqueira Resck

Resumo


Este trabalho visou a caracterização do meio físico da microbacia do córrego Taquara (DF), na escala de 1:20.000, através da utilização do sistema de informações geográ­ficas SGI/INPE. A área de estudo corresponde à microbacia-piloto do Distrito Federal no Programa Nacional de Microbacias Hidrográficas do Ministério da Agricultura. Visando for­necer subsídios para o planejamento da ocupação racional da microbacia através do uso de práticas de manejo e conservação de solo e água, tal caracterização foi obtida a partir de 224 cruzamentos de classes de solos, declividade e uso das terras no referido sistema. O SGI/INPE constituiu-se numa importante ferramenta, principalmente pela automatização das complexas operações de integração de dados, pela elevada precisão do produto final e pela economia de tempo em relação aos métodos tradicionais de análise.


Palavras-chave


manejo e conservação do solo; manejo e conservação da água

Texto completo:

PDF


Embrapa Sede, Superintendência de Comunicação,
Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W3 Norte (final) Caixa Postal 040315 - Brasília, DF - Brasil - 70770-901
Fone: +55 (61) 3448-2461