Caracterização e atividade biológica de taninos condensados de leguminosas forrageiras tropicais

Tatiana Pires Pereira, Elisa Cristina Modesto, Delci de Deus Nepomuceno, Osniel Faria de Oliveira, Rafaela Scalise Xavier de Freitas, James Pierre Muir, José Batista Dubex Junior, João Carlos de Carvalho Almeida

Resumo


O objetivo deste trabalho foi caracterizar taninos condensados de seis leguminosas forrageiras e determinar sua atividade biológica. Os monômeros propelargonidina, prodelfinidina e procianidina foram analisados, assim como taninos condensados extraíveis (TCE), taninos condensados ligados a proteínas (TCLP) e ligados a fibras (TCLF), massa molecular, grau de polimerização, índice de polidispersão e atividade biológica, por meio de proteínas precipitadas por fenóis (PPF), em folhas das leguminosas Cajanus cajan, Gliricidia sepium, Stylosanthes capitata x Stylosanthes macrocephala (estilosantes), Flemingia macrophylla, Cratylia argentea e Mimosa caesalpiniifolia, e na casca desta última espécie. Foram observadas diferenças nas concentrações de TCE, TCLP, PPF e total de taninos condensados entre as espécies, mas não na de TCLF. O maior valor de TCLP ocorreu em F. macrophylla. O total de TC variou de não detectável em C. argentea à maior concentração em folhas de M. caesalpiniifolia, que contêm os maiores níveis de PPF. Não se observaram diferenças quanto ao grau de polimerização em estilosantes, F. macrophylla e M. caesalpiniifolia. Folhas de estilosantes, C. cajan e G. sepium, todas com total de TC entre 20 e 50 g kg-1, poderiam ser fontes benéficas de TC, se oferecidas como única fonte de alimentos em dietas de ruminantes.
A proporção prodelfinidina:procianidina variou de 10:80 (stylo) a 65:35 (F. machrophylla), e a propelargonidina é determinada somente em C. argentea.


Palavras-chave


leguminosas forrageiras; fenóis; procianidina; prodelfinidina; proteínas

Texto completo:

PDF (English)


Embrapa Sede, Superintendência de Comunicação,
Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W3 Norte (final) Caixa Postal 040315 - Brasília, DF - Brasil - 70770-901
Fone: +55 (61) 3448-2461