Efeitos da substituição da gordura do leite por gordura de soja no crescimento de bezerros

Aliomar Gabriel da Silva, Vidal Pedroso de Faria, Cássio Roberto de Melo Godói

Resumo


Para testar o efeito da substituição da gordura do leite por gordura hidrogenada de soja, 20 bezerros, machos, holandeses, foram usados em um grupo de 11 experimentos delineados em bloco ao acaso, com dois tratamentos e 10 repetições num período compreendido entre o 13° e o 89° dia de vida. Além do sucedâneo 1, constituído de leite desnatado em pó acrescido de gordura hidrogenada de soja, ou de sucedâneo 2, constituído de leite integral em pó, os animais recebiam um concentrado comercial (24,4% de proteína à base de M.S.) feno de alfafa moído (18,5% de proteína à base de M.S.) e mistura mineral.
Os resultados obtidos indicaram que a gordura hidrogenada de soja possibilitou um desenvolvimento corporal dos bezerros semelhante ao conseguido através da gordura do leite. Os ganhos de peso variaram
entre 0,146kg e 0.327kg no primeiro mês e entre 0,384kg e 0,944kg no restante do período. O consumo de proteína e matéria seca mostrou-se ligeiramente superior ao preconizado pelas Normas de Alimentação, e o de nutrientes digestíveis totais, praticamente igual. As medições de altura da cernelha e o perímetro toráxico mostraram pouca sensibilidade para avaliar o crescimento em períodos de tempo curtos como uma semana.


Palavras-chave


desmama precoce; sucedâneo do leite

Texto completo:

PDF


Embrapa Sede, Superintendência de Comunicação,
Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W3 Norte (final) Caixa Postal 040315 - Brasília, DF - Brasil - 70770-901
Fone: +55 (61) 3448-2461