Desenvolvimento de plantas de cebola em diferentes condições de solo e clima. II: Crescimento e eficiência de uso de água

Antonio Evaldo Klar, João Domingos Rodrigues, José Figueiredo Pedras

Resumo


O presente trabalho é continuação da parte I deste estudo. Pretende-se avaliar o desenvolvimento da cultura da cebola (Allium cepa, L.) para dois tipos de solos e dois climas, sob diferentes regimes de água. Os tratamentos distinguiram-se pelos potenciais mínimos de água dos solos seguintes: —15,0 bares e irrigação diária para os dois solos no campo e -15,0; -0,2 e irrigação diária com e sem gotejamento para os dois solos em condições de casa do vegetação.
No campo, os maiores comprimentos de folha ocorreram no solo B e no tratamento -0,15 bares havendo, em ambos os solos, tendência de acréscimos da primeira até a terceira coleta e decréscimos na quarta; na casa de vegetação, os acréscimos ocorreram da primeira até a quarta coleta, com maior intensidade nos tratamentos com Ѱ s mais elevados e no solo B. O crescimento das folhas à noite ocorreu numa proporção de 3 a 5 vezes daquele ocorrido durante o dia, evidenciando-se o tratamento gotejado e o solo B para as condições de casa de vegetação, onde os maiores crescimentos foram verificados com as menores exigências hídricas da atmosfera. A diferenciação no crescimento das folhas, entre os tratamentos, iniciou-se em torno dos 18cm de comprimento. O solo B apresentou-se mais eficiente no uso de água que o A, em ambos os climas e nos estágios considerados. O tratamento -0,15 bares, no campo e o gotejado na casa de vegetação apresentaram-se mais eficientes. A cultura mostrou-se cerca de três vezes mais eficaz no uso de água em condições de campo que na casa de vegetação.


Palavras-chave


água disponível para as plantas; eficiência no uso de água

Texto completo:

PDF


Embrapa Sede, Superintendência de Comunicação,
Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W3 Norte (final) Caixa Postal 040315 - Brasília, DF - Brasil - 70770-901
Fone: +55 (61) 3448-2461