Estudo da influência do número de aplicações de adubo químico na qualidade do fruto do abacaxi ( Ananas comosus cv. Pérola)

Ricardo S.S. Gadêlha, Hélio de O. Vasconcellos, José F. da Costa

Resumo


Procurou-se estudar a influência do número de aplicações de adubo químico na qualidade do fruto do abacaxi (Ananas comosus (L) Merr.) cultivar Pérola. O trabalho foi instalado em solo Vermelho-Amarelo Podzólico, consistindo dos seguintes tratamentos: A - aplicação total da fórmula NPK (5 g N, 3 g P2O5 e 3 g K2O), por planta, um mês após o plantio; B - metade da fórmula aplicada por planta, no 1° e 9° mês após o plantio; C - um terço da fórmula aplicada por planta no 1.°, 6.°e 9.° mês após o plantio; D - um quarto da fórmula aplicada,
por planta no 1.°,6.°, 9.° e 10.° mês após o plantio. Os resultados alcançados indicaram não ter ocorrido significância estatística entre tratamentos para: peso do fruto, diâmetro do fruto, tamanho do fruto, sólidos solúveis totais, número de dias do plantio à floração e peso da coroa. Entretanto, verificou-se significância estatística para número de dias, do plantio à colheita, tamanho da coroa, e percentagem de suco no fruto, com os tratamentos A, B e C, em primeiro lugar, tendo sempre o tratamento A a melhor média. Os tratamentos D e C foram os que induziram maior precocidade para a formação completa do fruto; além disso, o tratamento C foi o que proporcionou a medula do fruto mais delgada.


Palavras-chave


abacaxi; adubação mineral; rendimento

Texto completo:

PDF


Embrapa Sede, Superintendência de Comunicação,
Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W3 Norte (final) Caixa Postal 040315 - Brasília, DF - Brasil - 70770-901
Fone: +55 (61) 3448-2461