Espécies de Trichogramma parasilóides de Alabama arglllacea. 1. Biologia de três populações

Ervino Bleicher, José Roberto P. Parra

Resumo


Estudaram-se as biologias de Trichogra,nma, J!y,nenoptera, Trichogranvnatidae (população de Piracicaba) e Trichogrwnma pretiosiun Riley, 1879 (populações de Iguatu e Goiânia) (Hym.: Trichogrammatidae), parasitóides de ovos de Ala boina argiliacea (Hubner, 1818) (Lep.: Noctuidae), criados no hospedeiro de substituição Anagasta kuehniella ( Zeiler, 1879) (Lep.: Pyralidae), em cinco temperaturas constantes(180C, 20°C, 25 0C, 300C e 320 C). A duração do período ovo-adulto para as três populações foi ah ada significativamente pela temperatura, sendo a velocidade de crescimento aumentada com a elevação térmica.
A espécie T. prerioswn reagiu de forma diferente nas temperaturas baixas, conforme o local de origem. A viabilidade do período ovo-adulto (para as três populações) não foi afetada pela temperatura. Para populações de Iguatu e Goiânia, o ndmero de parasitóides emergido por ovo deA. kuehniella foi influenciado pela temperatura. A razão scxual não foi afetada pela temperatura, embora parar. pretiosum ela tenha sido diferente para as duas regiões geográficas. O aumento de temperatura determinou redução da longevidade, tanto
para insetos alimentados quanto para os não alimentados, sendo que os sem alimentação sempre viveram menos. Os insetos provenientes de Iguatu e Piracicaba, quando alimentados, apresentaram uma maior longevidade de 200C.

Palavras-chave


algodoeiro; Hymenoptera; ovos; hospedeiro; temperatura

Texto completo:

PDF


Embrapa Sede, Superintendência de Comunicação,
Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W3 Norte (final) Caixa Postal 040315 - Brasília, DF - Brasil - 70770-901
Fone: +55 (61) 3448-2461