Atividade da nitrogenase e crescimento vegetativo da alfafa em monocultivo e em mistura com gramíneas depois de sucessivos cortes

Hélio A. Burity, Mohamaed A. Faris, Bruce E. Coulman

Resumo


Foi conduzido um experimento de campo com o propósito de determinar o comportamento da atividade da nitrogenase e da massa nodular da alfafa (Medicago sativa L.) e a interação do efeito das gramíneas sobre a taxa de fixação de nitrogênio da leguminosa durante vários ciclos sucessivos de corte, quando ambos crescem em associação. Os resultados demonstraram que a atividade da nitogenase da alfafa não é afetada significativamente quando cultivada em associação com capim-timóteo (Phleum pratense L.) ou capim-bromo (Bromus inermis Leyss.). Foi concluído que a associação de alfafa com capim-timóteo ou capim-bromo não tem efeito sobre a fixação de N2 (redução do acetileno). O declínio inicial da atividade da nitrogenase em dois dias após o corte e a veloz recuperação da atividade nodular depois do corte associada com a manutenção dos nódulos sugere que as plantas de alfafa têm um mecanismo de adaptação ao estresse da remoção da parte aérea. Isto pode explicar por que a capacidade de fixação biológica de N2 pela alfafa é temporariamente enfraquecida com uma recuperação rápida, em comparação com outras leguminosas forrageiras.


Palavras-chave


Rhizobium meliloti; Medicago sativa; fixação de nitrogênio; redução do acetileno; capim-timóteo; Phleum pratense; capim-bromo; Bromus inermis; associação; atividade dos nódulos.

Texto completo:

PDF (English)


Embrapa Sede, Superintendência de Comunicação,
Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W3 Norte (final) Caixa Postal 040315 - Brasília, DF - Brasil - 70770-901
Fone: +55 (61) 3448-2461