INTRODUÇÃO

EDUARDO CARLOS GARDA

Resumo


Os trabalhos contidos neste número de Cadernos de Difusão de Tecnologia configuram uma seqüência que parte de uma abordagem teórica abrangente sobre ciência e tecnologia e conclui com alguns aspectos específicos sobre a geração e transferência de tecnologia no contexto da agropecuária brasileira. É importante salientar a perspectiva multi e interdisciplinar que se pretende dar ao encaminhamento da discussão e debate sobre o tema, abrindo-se assim a possibilidade de se estabelecer um diálogo efetivo entre as várias ciências envolvidas na problemática em questão, imprescindível para a consecução dos objetivos propostos.
A seleção dos trabalhos, além de sujeita a uma orientação pluralista, obedeceu a critérios outros que não à ordem de recebimento, na tentativa de apresentar no primeiro número, dadas as limitações de espaço, a maior diversidade de conteúdo possível, tentando preservar, sempre que possível, as ligações indispensáveis entre pesquisa básica e pesquisa aplicada.
Ivan Sérgio Freire de Sousa e Edward Gerald Singer apresentam uma discussão teórico-conceptual sobre ciência e tecnologia e geração de tecnologia, na qual abordam as potencialidades e limitações do instrumental metodológico em uso e sustentam que a prática tecnológica é um campo de conflito que seleciona algumas opções tecnológicas em lugar de outras. Para finalizar, apresentam a geração de tecnologia agropecuária como uma forma específica de trabalho intelectual.
Se por um lado, Ivan Sérgio e Edward Singer tentam assentar uma perspectiva realista (aquela que releva a explicação sobre a predição) no trato da problemática científico-tecnológica, Juan Carlos Torchelli, por outro, tenta demonstrar, através de exemplos concretos, a necessidade de a pesquisa agropecuária se aproximar da propriedade rural, tanto na área biológica como na área sócio-econômica, através de uma ação interdisciplinar, como meio de refletir a realidade concreta do meio rural.
Michel Thiollent, diferentemente, concentra a sua atenção nos estudos de difusão de tecnologia onde, na sua crítica, é ressaltada a relevância do estudo da tecnologia antes da sua difusão. Thiollent analisa o marco teórico-conceptual da difusão de tecnologia nos trabalhos de Everett M. Rogers e propõe novas alternativas para a difusão de tecnologia, integradas aos aspectos sociais, culturais e ecológicos, enfatizando métodos de caráter participativo.
Josefa Salete Barbosa Cavalcanti analisa a estrutura das unidades de pequena produção no brejo paraibano e o papel do Estado na modernização do setor agrícola e na reprodução do campesinato. Sem dúvida, este trabalho da professora Josefa Cavalcanti traz à tona uma problemática viva e de conexões marcantes tanto para a geração de conhecimentos científicos novos aplicados à agricultura quanto para sua difusão e adoção.
Finalizando, Mauro Márcio de Oliveira investiga a conjugação do crédito rural à assistência técnico governamental representada pelo Sistema Brasileiro de Extensão Rural e pela Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural e interpreta, através de elementos empíricos, a vinculação da extensão ao crédito rural.
Acreditamos que o conteúdo dos trabalhos aqui publicados, face à sua diversidade e abrangência, será de interesse para estudiosos das diversas áreas das ciências humanas e biológicas, interessados na problemática da geração e transferência de tecnologia.
É pretensão dos CDT que o debate em torno do tema central da revista se estenda também aos problemas mais especificamente metodológicos e técnicos da investigação científica tanto nas áreas de geração, difusão e adoção de tecnologia agropecuária. Neste sentido, encorajamos os colegas pesquisadores brasileiros a estenderem esse debate técnico-metodológico às páginas do CDT. A editoria dos CDT acolhe contribuições, na forma de trabalhos, resenha de livros, teses, dissertações e outros materiais que seus leitores julguem ser do interesse do público leitor.

Palavras-chave





DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct1984.v1.9283