INTRODUÇÃO
Resumo
Os trabalhos publicados neste número dos Cadernos de Difusão de Tecnologia configuram um esforço de integração entre as várias facetas do processo de geração e transferência de tecnologia agropecuária. A complexidade deste requer uma análise das mais abrangentes, na qual se procure identificar aspectos relevantes de cada uma das etapas e as interrelações entre estes, tentando preservar, sempre que possível, uma visão de conjunto, tão importante para a procura de soluções para problemas que dizem respeito à problemática em debate. Com isso em mente, foram selecionados os trabalhos que compõem este terceiro número.
No primeiro trabalho, Ana Célia Castro analisa as propostas políticas direcionadas ao avanço científico e tecnológico da agricultura, do Plano de Metas ao 3º Plano Nacional de Desenvolvimento, ressaltando as implicações científicas e tecnológicas.
Por outro lado, Ivan Sérgio Freire de Sousa e Edward Gerald Singer apresentam uma proposta para um programa de pesquisa sobre a geração de tecnologia agropecuária, na qual ressaltam a importância de se estudar o processo de geração de tecnologias agropecuárias, nos seus aspectos sociais, políticos, econômicos e psicológicos. Com este trabalho, os autores trazem uma contribuição adicional para o esforço de caracterização conceitual e prática de atividades chamadas de difusão de tecnologia, que vêm se consolidando dentro do Sistema Brasileiro de Pesquisa Agropecuária, tanto público como privado. Naturalmente, o foco maior de atenção é o processo de pesquisa tecnológica e não, como os autores esclarecem, o uso da tecnologia.
A intervenção pública em projetos de desenvolvimento para produtores de baixa renda é analisada por Bernardo Sorj, John Wilkinson e Odacir Coradini, através das conclusões de um estudo realizado em Sapezinho, Bahia, no qual se destacam, entre outros, aspectos específicos da introdução de novas tecnologias entre produtores de baixa renda.
Ainda no tema de intervenção governamental, Benício Viero Schmidt e Elizabeth S. Freitas mostram, através da interpretação de dados obtidos em pesquisa de campo, as relações existentes entre o Estado e os sindicatos rurais, e analisam o comportamento destes face à implantação de altas tecnologias na produção agrícola do País. Finalizando, Mauro Márcio Oliveira analisa, com propriedade, os relatórios de avaliação dos resultados do Serviço de Extensão Rural junto a pequenos produtores do Nordeste do Brasil.
Neste número dos Cadernos de Difusão de Tecnologia, Cyro Mascarenhas Rodrigues, João Elmo Schneider e Mauro Márcio Oliveira contribuem com análises críticas de textos sobre temas de interesse para a geração e transferência de tecnologia agropecuária.
Com este número encerramos o primeiro volume, correspondente ao ano de 1984, o que representa a publicação de 15 trabalhos e nove resenhas de livros, além da inauguração, neste número, da seção de debates. Esperamos que o intercâmbio de idéias entre Vilma Figueiredo, Ivan Sérgio Freire de Sousa e Edward Gerald Singer sirva de estímulo para que outros estudiosos adotem o mesmo comportamento, o que resultará no enriquecimento do debate sobre os temas de ciência e tecnologia em geral e geração e transferência de tecnologia agropecuária em particular.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct1984.v1.9264