DIFUSÃO DE TECNOLOGIA PARA O SETOR AGROPECUÁRIO: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA
Resumo
No Brasil, as atividades de difusão de tecnologia para o setor agropecuário têm, pelo menos, dois momentos bastante distintos. O primeiro envolve as décadas de 50 e 60, sendo o segundo marcado a partir da década de 70, com nova dimensão do conceito de difusão, forjada quando da criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Embora relativamente recente no Brasil, o conceito de difusão de tecnologia tem-se modificado, principalmente, a partir do trabalho desenvolvido pela pesquisa agropecuária e pela assistência técnica e extensão rural. As formas históricas de trabalho de uma e de outra atividade provocaram concepções diferentes daquele conceito. Ver-se-á que, de alguma maneira, ele deixa de ser um processo particular de comunicação exclusiva entre o extensionista e o produtor, para se transformar num processo comunicativo mais amplo, envolvendo, conjuntamente, pesquisador, extensionista e produtor, e ainda outros agentes sociais localizados nos mais diferentes órgãos de política e desenvolvimento agropecuários.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct1987.v4.9182