INTRODUÇÃO

Ivan Sérgio Freire de Sousa

Resumo


Com este Volume dos Cadernos, os leitores presenciam um fato de grande relevância no que concerne à edição de uma revista técnico-científica no Brasil: o quinto ano consecutivo de existência. Esta tem sido uma idade crítica das publicações brasileiras ligadas à ciência e tecnologia.

Ao lado deste fato auspicioso há uma novidade. Os leitores encontram o Volume 5 trazendo uma edição conjunta dos números 1, 2 e 3. Uma das razões desta ocorrência deve-se, principalmente, a uma reestruturação dos órgãos centrais da Sede da Embrapa, onde as funções do antigo Departamento de Difusão de Tecnologia, que editava e imprimia os Cadernos, foram atribuídas para dois novos departamentos: o Departamento de Difusão e Transferência de Tecnologia (DTT) e o Departamento de Publicações (DPU). A gradativa definição das responsabilidades de um e de outro departamento interferiu na regularidade dos CDT. Ao reunirmos o material dos três números do Volume 5 numa única brochura estamos, sem prejuízo para os leitores, objetivando a periodicidade futura.

Nesta edição de quinto aniversário, nos artigos, discute-se a problemática tecnológica da agropecuária a partir de um vasto esquema de referência. As discussões focalizam a agroindústria, a política econômica, a integração pesquisa/extensão, a presença do Estado, a distribuição de benefícios e a pequena produção.

Na seção Debates, as intenções e possibilidades do Programa Nacional de Reforma Agrária são examinadas por Ronaldo Coutinho Garcia. É um texto descontraído e bem adaptado diretamente ao debate.

Na seção seguinte, Resenhas, são discutidos alguns lançamentos editoriais importantes. É um pouco da produção bibliográfica da área, que é examinada com mais detalhe. Esperamos que este Volume seja do agrado dos leitores dos CDT. Com esta edição conjunta, nos despedimos da editoria da Revista. Agradecemos a colaboração dos colegas do Conselho Editorial, dos autores de artigos, debates e resenhas, dos companheiros do tratamento editorial, dos compositores e paginadores, dos artistas — que projetaram as capas de cada volume —, e dos companheiros do setor de impressão gráfica. Agradecemos também o constante incentivo vindo dos nossos leitores.

A partir do Volume 6, o companheiro, e também um dos fundadores dos Cadernos, Cyro Mascarenhas Rodrigues assume a função de Editor-chefe. Para ele os votos de sucesso e a certeza da nossa constante colaboração.


Palavras-chave





DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct1988.v5.9152