TREINAMENTO DE GERENTES DE PESQUISA: NECESSIDADES E IMPACTO

JAIRO EDUARDO BORGES ANDRADE, SUZANA MARIA VALLE LIMA, CÉLIA REGINA V. SOARES, SÍLVIA MARIA A. DE PAULA

Resumo


A avaliação de necessidades de treinamento dos gerentes de pesquisa da EMBRAPA indicou que estas podem ser bastante diferenciadas, conforme o papel do gerente (chefes, chefes-adjuntos e subchefes de Unidades de Pesquisa). Para todos os papéis, a área de conhecimento referente à "Avaliação e Transferência de Tecnologia" foi a que se mostrou mais prioritária, para treinamento. Cada prioridade de treinamento foi a seguir considerada como variável dependente em modelos de regressão, em que características pessoais e organizacionais relativas aos gerentes eram os preditores hipotetizados. O teste destes modelos sugeriu que as necessidades dos gerentes, além de dependerem de seus papéis, parecem estar ligadas a: titulação acadêmica; tipo de vínculo com a Empresa; experiência em pesquisa e em gerência de pesquisa na EMBRAPA; interesse por cursos de gerência; e participação em cursos de gerência de pesquisa no passado. Esta última evidência é extremamente relevante, para se poder avaliar o impacto, no desempenho dos cargos, dos treinamentos já realizados, e a metodologia de avaliação de necessidades utilizada, que teve como resultado oferecer insumos para o planejamento de treinamento, redundou também num método independente de validação externa (aos cursos) de um programa de treinamento já encerrado há algum tempo.

RESEARCH MANAGERS TRAINING: NEEDS AND IMPACT

Abstract
In the present study, the assessment of training needs for three kinds of research managers of EMBRAPA - Brazilian Corporation for Agricultural Research showed that these needs may be different, according to the manager's role. For the three roles (Research Unit head, adjunct-head and vice-head) studied, however, the knowledge area called "Technology Evaluation and Transfer" was the greatest training priority. Each training priority was then considered as a dependent variable in regression models, where the hipothetized predictors were personal and organizational features concerned to each manager. Testing of these models has suggested that the manager's needs, besides depending on their roles, also depend on their academic degrees; kind of link with the corporation; research experience time; research management experience time; interest for management courses; and, finally, previous enrollment in research management courses. This last evidence was extremely relevant for evaluating the impact of training on the manager's performance. Therefore, besides resulting in data for course planning, the assessment of training needs used in this study was useful as an independent method for the external validation of a manager training program already finished.


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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct1989.v6.9146