MEGATENDÊNCIAS, MEGACONTRATENDÊNCIAS E GIGAPADRÕES

Mauro Márcio Oliveira

Resumo


Para recepcionar o fim do milênio, um ramo da literatura científica tem proposto estabelecer novos parâmetros e nova linguagem como forma de enfrentar os fatos emergentes. Um dos expoentes dessa literatura é Naisbitt com seu conceito de megatendência. Assumindo um grau de rigidez muito grande para o conceito, ele é relativizado com outros dois propostos nesse ensaio: Megacontratendência e Gigapadrão. O primeiro, ao ser trabalhado junto com Megatendência, proporciona melhores condições para refletir o caráter dialético dos fatos sociais. O segundo, por sua vez, diz respeito a aspectos e dimensões que ultrapassam o escopo dos dois tipos de tendência. Ao longo do ensaio, exemplos da área de economia, religião, educação e tecnologia são apresentados para conferir consistência à argumentação.

MEGATRENDS, MEGACOUNTERTRENDS AND GIGAPATTERNS
ABSTRACT
In order to better understand the new realities of the end of the millennium there is a new language to define emerging facts. One of the greatest examples is Naisbitt's work, from which a concept of Megatrends emerged. Assuming that Naisbitt's concept of Megatrends is very absolute, in this present essay it is placed in contrast with two other concepts of same nature: Megacountertrends and Gigapatterns. The former, associated with Megatrends, is to designate, in a better manner, the dialectic characteristic of the social facts. The latter, is to deal with aspects and dimensions of those same facts that exceed the scope of the two types of trends. To illustrate these new concepts, some examples from economy, religion, education and technology are given.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct1996.v13.8995