ORIENTAÇÃO INSTITUCIONAL E CURRÍCULO A GÊNESE DO ENSINO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Maria das Graças S. Floresta Leal, Geraldo Magela Braga

Resumo


A modernização da agricultura brasileira, intensificada na década 60, na via de programas desenvolvimentistas, trouxe como uma de suas necessidades, a restruturação da base técnico-científica e a implantação de programas especiais, com destaque para criação dos serviços de extensão rural e para o preparo e treinamento de pessoal qualificado. Isto fez crescer a necessidade de cooperação das escolas agrícolas de níveis médio e superior, com a instalação de Centros de Treinamento de Pessoal para a Extensão Rural. Um exemplo dessa colaboração foi a criação na Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), do Curso Regular de Extensão Rural, a partir do qual emergiu a disciplina Extensão Rural no currículo mínimo dos cursos de graduação. Envolvendo, numa mesma perspectiva, aspectos internos de sua prática pedagógica (dimensão técnica) e a identificação de pontos de referência e interferência estabelecidos por fatores externos e esta prática (dimensão sociopolítica), este trabalho apresenta a trajetória do ensino de Extensão Rural no currículo dos cursos de ciências agrárias. Dentre as conclusões sobre a prática dessa disciplina, constatou-se que o seu ensino foi instituído na Universidade Federal de Viçosa como conseqüência de um projeto, segundo o qual a formação de profissionais constituía um dos requisitos para o desenvolvimento econômico-social, sendo que sua legitimação aconteceu associada a variáveis externas, dentre as quais se destaca a própria prática extensionista no Brasil. Ficou evidente, no entanto, que o ambiente acadêmico da Universidade Federal de Viçosa, no qual a vivência de experiências de extensão foi/é constante e esteve/está associada à sua tradição/ opção pela área agrária, em muito contribuiu para que este ensino firmasse como prática acadêmica.

INSTITUTIONAL ORIENTATION AND CURRICULUM
THE GENESIS OF EXTENSION TEACHING IN THE FEDERAL UNIVERSITY AT VIÇOSA COUNTY
ABSTRACT
The modernization of the Brazilian agriculture, intensified on the 60's, by the desenvolvimentist programs, made necessary the reestruturation of the technic-cientific basis and the implantation of special programs with the major importance for the generation of the Extensão Rural services and for the habilitation and trainee of qualified persons. This increased the needs of cooporation of technic and Superior Agriculture Schools by the teaching and the instalation of the Trainee Center of persons for Extensão Rural. An example of this coorporation was the generation at the Rural University of Minas Gerais (UREMG) of the Regular Course of Extensão Rural, from wich the discipline Extensão Rural came by the minimum curriculum of the graduating courses. Involving, in the same perspective, internal aspects of your pedagogic practice (technic dimension) and the identification of the interference and reference established by external factors on this practice (socio-political dimension) this report shows the by passes of the Extensão Rural teaching on the curriculum of the agrarian courses. Within the conclusions about the practice of this discipline, we noted that it's teaching was instituted at the Federal University of Viçosa as a consequence of a project, from whom the formation of professionals was one of the requirements for the economic-social desenvelopment, and its legitimity came true with the association of external factors, from wich we mark the extensionist practice in Brazil. It is clear, however, that the academic enviroment of the Federal University of Viçosa, where the experiences of extension are constant, is associated to its tradition/option for the agrarian area, which cooperated for the firmation of this teaching as an academic practice. (Rural Extension, Curriculum, Higher Agricultural Teaching).

Palavras-chave


Extensão Rural, Currículo, Ensino Agrícola Superior

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct1997.v14.8972