NOVOS MODOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA REFLEXÃO APLICADA À ORGANIZAÇÃO

Vicente G. F. Guedes, Elisa Guedes Duarte

Resumo


Este ensaio contém uma reflexão sobre as circunstâncias que ensejam novos modos de construção do conhecimento, realizando uma revisão da bibliografia sobre essas circunstâncias e os ditos novos modos, no ponto em que fazem interseção com sobrevivência, mudança e desenvolvimento das organizações, em situação de intensa transformação e frenética substituição de paradigmas por que passa a sociedade contemporânea. O objetivo do texto é analisar o processo de geração do conhecimento que dá origem tais mudanças e a elas está subordinado, tomando como exemplos alguns atores e fatores a serem considerados pelas organizações: o computador e a Rede Mundial de Computadores; o conhecimento em cooperação; o elemento humano; o hipertexto; a transdisciplinaridade. Justifica-se por fomentar discussões a respeito de possíveis posturas e ações a serem adotadas e implantadas na condição de comportamento estratégico e modos de gestão em busca da sustentabilidade organizacional.

NEW WAYS OF PRODUCING KNOWLEDGE:
ORGANIZATIONAL CONSIDERATIONS
ABSTRACT
This article contains a reflection on the circumstances who occasiones the new modes of knowledge construction, achieving a revision of the bibliographical material on these circumstances and the named new modes, at the point where they intersect with the survival, change and development of the organizations, in a situation of intense transformation and frenetic substitution of the paradigms through which contemporary society is going through. The objective of the text is to analyse the process of the generate of knowledge which originates such changes and to which it is subordinated, taking as examples some of the actors and factors to be considered by the organizations: the computer and the World Wide Web; cooperative knowledge; the human element; the hypertext; the transdisciplinarity. It can be justified as a means of provoking discussions on the possible attitudes and actions to be adopted and implanted, such as strategic behavior and management in search of organizational sustainability.

Palavras-chave


conhecimento, comportamento estratégico, organização, mudança, gestão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2000.v17.8879