A GERAÇÃO DE CONHECIMENTO NA TRANSIÇÃO AGROAMBIENTAL: EM DEFESA DA PLURALIDADE EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA NA PRÁTICA CIENTÍFICA

João Carlos Costa Gomes, Susana Rosenstein

Resumo


Este texto discute o papel da ciência e da tecnologia na sociedade moderna, fundamentando a necessidade de uma abertura epistemológica e metodológica na produção do conhecimento agrário. Parte do pressuposto de que existe uma crise na ciência e tecnologia, geradora de diferentes discursos, surgidos nas academias ou em movimentos sociais, e que tentam articular formas de resistência à crise e suas manifestações. De um lado está a visão mais em sintonia com o legado positivista, ou "concepção herdada" da ciência; de outro, uma postura que vê a produção do conhecimento afetada pelos valores e interesses de seus implicados (como uma disputa de poder). Neste contexto surge o apelo pelo desenvolvimento sustentável, conceito não isento de ambigüidades. As cosmovisões terão reflexo nas propostas para dar suporte a formatos tecnológicos, variando desde aqueles sintonizados com o otimismo tecnológico, que propõem a segunda revolução verde, ou uma ecologização mais moderna para atender as condições do mercado, até aqueles que querem uma reorganização capitalista que inclua a questão ambiental a partir da biotecnologia, com propostas em que as questões ambiental e social aparecem fundidas, como na agroecologia.

THE KNOWLEDGE GENERATION IN THE AGRO-ENVIRONMENTAL TRANSITION:
A DEFENSE OF THE EPISTEMOLOGICAL AND METHODOLOGICAL
PLURALITY IN THE SCIENTIFIC PRACTICES
ABSTRACT
This paper discusses the role of the science and technology in the modern society, basing the need of an epistemological and methodological opening in the production of knowledge related to agriculture. It follows the assumption that a crisis that exists in the science and technology, generating different discourses, appeared in the academies or in social movements and tried to articulate resistance forms to the crisis and its manifestations. On one side it is the vision in syntony with the positive legacy, or "inherited conception" of the science; on the other side, a posture that sees the production of the knowledge affected by the values and interests of those involved (as a dispute of power). In this context there is an appeal for the sustainable development concept not exempts from ambiguities. These cosmic visions will have reflection in the proposals to give support to technological formats, varying from the ones that, in syntony with the technological optimism, propose the second green revolution, with more modernization to assist the market orientation. At the same time there are those who wants a capitalist reorganization that includes the environmental friendly technology, starting from the biotechnology; until the proposals where environmental and social questions are integrated, as in the agroecology.

Palavras-chave


Transição agroambiental, conhecimento agrário, epistemologia, metodologia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2000.v17.8877