DEMANDAS DOS CONSUMIDORES DE ABACAXI DO CENTRO-OESTE

Rodrigo Roriz de Arruda Leite, Antônio Maria Gomes de Castro, Ernani do Espírito Santo

Resumo


O objetivo do presente estudo foi identificar os atributos de qualidade do abacaxi in natura exigidos pelos consumidores dos mercados de Brasília e Goiânia, bem como a demanda por produtos industrializados, com vista a subsidiar a formulação de políticas de desenvolvimento e a construção de estratégias para a gestão da cadeia produtiva. Faz parte da dissertação de mestrado do primeiro autor, que tinha como objetivo geral apresentar propostas para melhorar a competitividade da principal atividade do negócio agrícola da região de Jaraguá, GO, que é a abacaxicultura. A análise realizada levantou as preferências dos consumidores relacionadas à qualidade e à quantidade do abacaxi in natura e de produtos industrializados do abacaxi. Foi utilizada a metodologia de Survey, sendo entrevistados segmentos de consumidores nos mercados de Brasília e Goiânia. Observou-se um comportamento semelhante entre os consumidores de Brasília e Goiânia, em relação à preferência por certos atributos de qualidade analisados. Nos dois mercados, os consumidores apontaram, em ordem decrescente de relevância, os seguintes atributos: ausência de podridões, sabor, firmeza, maturação adequada, suculência, aroma e cor. Os resultados indicam que os produtos industrializados de maior consumo no mercado de Brasília são: refresco, suco em garrafas e sorvete. No mercado de Goiânia, os produtos mais consumidos entre os derivados do abacaxi são: refresco, sorvete e néctar em tetra pak. Conforme se constata, nos dois mercados, os derivados mais consumidos são o refresco e o sorvete, que representam boas oportunidades de agregação de valor para que a cadeia produtiva de Jaraguá seja mais competitiva nesses mercados. A ausência do elo agroindustrial na cadeia produtiva do abacaxi de Jaraguá representa uma limitação à sua competitividade, pois sua sobrevivência no mercado depende do sucesso de um único produto, o abacaxi in natura, o que gera maiores riscos aos empreendedores.

THE PINEAPPLE CONSUMERS DEMANDS
IN THE CENTER WEST REGION OF BRAZIL
ABSTRACT

A survey was carried out to analyze pineapple consumer's behavior in two Brazilian cities, Goiania and Brasilia. The main objective was to know consumers preferences on pineapples fruits and industrial pineapple products, aiming at to generate information for the production chain development policy making, as well as to subsidize the competitiveness of the regional pineapple production at the city of Jaragua, placed in the center west region of Brazil. The study covered a detailed scrutiny of quality characteristics based on consumer's preferences of raw fruits and pineapple industrial products. Consumers of Brasilia (110) and Goiania (102) were segmented by family income. No significant differences were observed in the behavior of them in the two places, in respect to quality preferences and quantities consumed. For pineapple fruits, the main quality characteristics ranked were: 1) fruit with no rotten spots; 2) fruit's taste; 3) fruit integrity; 4) adequate stage of fruit maturity; 5) fruit juice content; 6) fruit color and smell. In Brasilia, the most consumed industrial products were fresh pineapple juice, bottled juice, and pineapple ice cream. In Goiania, preferences were fresh pineapple juice, ice cream and concentrated canned juice. Ice cream and pineapple juice were considered the better market opportunities for improving competitiveness of the pineapple productive center of Jaragua, although absence of industrial plants in the region limits the attainment of this goal. In conclusion, suggestions were drawn for strategy formulation, aiming at the improvement of Jaragua production, based on consumer's expectations.


Palavras-chave


competitividade, cadeia produtiva, Estado de Goiás.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2003.v20.8754