O TRABALHO DO PEDÓLOGO E SUA RELAÇÃO COM COMUNIDADES RURAIS: OBSERVAÇÕES COM AGRICULTORES FAMILIARES NO NORTE DE MINAS GERAIS
Resumo
Desde os primórdios da existência humana, o homem vem estabelecendo uma estreita relação com o recurso solo. Muitos conhecimentos foram gerados durante todo esse tempo. Porém, nas sociedades ocidentais, o homem ainda busca uma forma adequada de utilizar esse recurso natural, mantendo um equilíbrio que permita uma convivência harmônica, fundamental para garantir a sobrevivência das gerações atuais e futuras. Entretanto, apesar de todo o desenvolvimento científico e tecnológico gerado, essa harmonia ainda não foi alcançada. Exemplo disso é a dificuldade da comunidade científica em produzir um conhecimento que seja útil e eficaz para populações que vivem em estreita relação com o ambiente, e à margem do processo produtivo, como os agricultores de base familiar, os povos indígenas, os remanescentes de quilombos, entre outros. Na pedologia, a dificuldade em identificar e registrar o conhecimento das populações locais, torna muitas vezes ineficaz o trabalho de mapeamento de solos em suas áreas. O objetivo do presente trabalho é analisar a prática dos pedólogos no exercício de seu trabalho de campo, frente à presença do saber sobre solos de populações que vivem em estreita relação com a natureza, e discutir a importância de considerar esse saber na elaboração de mapeamentos em nível de detalhe e na sua aplicação para projetos destinados a essas populações. Discutem-se ainda aspectos que influenciam na relação pedólogo-agricultor.
THE SOIL SURVEYER ACTIVITY AND THE RELATIONSHIP WITH RURAL COMMUNITIES: OBSERVATIONS FROM FAMILY BASED FARMERSIN THE NORTH OF MINAS GERAIS, BRAZIL
ABSTRACT
From the beginning of human existence, the human race established a close relationship with the soil. Much knowledge was created during this time. However humankind still searches for an adequate way to use this environmental resource, maintaining an equilibrium in order to achieve a harmonic relationship, essential to guarantee the survival of actual and future generations. But, even with all the scientific and technological development, no harmonic relation has being achieved between men and nature under western societies. Example of this is the scientific community challenge to produce useful and efficient knowledge for populations that live integrated with environment and outside the productive process, like family based farmers, indigenous nations, remnant groups from "quilombolas" (maroon-descendant communities), and others. The challenge to identify and register the local soil knowledge by pedologists, many times turns into inefficient soil survey in areas with those population groups. The objective of this study is to analyze the pedologist´s practice in the field activity, in relation to the soil knowledge of populations who live and work in close communion with the environment, and to discuss the importance of considering this knowledge in detailed soil mapping and in planning useful projects for these populations. Aspects of pedologist – farmer relationship are also discussed.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2004.v21.8705