O CONSUMIDOR DE CARNE BOVINA DO DISTRITO FEDERAL - QUANTO PAGA E QUE ATRIBUTOS DE VALOR O FARIAM PAGAR MAIS

Marlon Vinicius Brisola, Antônio Maria Gomes de Castro

Resumo


O consumidor de carne bovina do Distrito Federal representa o ponto central deste estudo. Buscou-se saber, sobretudo, qual seu perfil socioeconômico, quanto tem pago pelo produto e que atributos de valor o fariam pagar mais. Para buscar as respostas, foram entrevistados 413 consumidores e compradores de carne bovina em diversos pontos da Unidade da Federação. Entre os resultados mais relevantes, encontrou-se uma grande variação do valor pago pela carne pelos consumidores de grupos de Regiões Administrativas com semelhanças socioeconômicas, embora em todas elas os consumidores consideram o preço pago muito elevado. As mulheres mostram maior disposição que os homens em pagar mais pela carne de segunda e cortes especiais. Não há praticamente nenhum interesse dos consumidores em pagar mais por qualquer atributo de valor adicionado à carne bovina, ainda que a presença de um selo de qualidade e a garantia de uma carne mais macia possam significar atrativos, mesmo com um preço diferenciado.

Termos para indexação: consumidor, carne bovina, Distrito Federal.

THE FEDERAL DISTRICT CONSUMER

OF BOVINE MEAT HOW MUCH DOES HE PAY AND

WHAT ATTRIBUTES OF VALUE WOULD MAKE HIM PAY MORE


ABSTRACT

The Federal District consumer of bovine meat represents the central point of this study. The aim, above all, is to establish the consumer socioeconomic profile, as he would pay for the product and which attributes of value would make him to pay more. To obtains answers, consumers and buyers of bovine meat were interviewed in several points of the Unit of the Federation. Among the most relevant results was a great variation of the value paid for the meat among the consumers of groups of Administrative Areas groups with socioeconomic similarities, although in all of them the consumers consider the price too high. The women show larger disposition than the men in paying more for the second class meat and special cuts. There is practically no interest of consumers in paying more for any attribute of value added to the bovine meat, although the presence of a quality stamp and the warranty of a tender meat can be attractive, even with a differentiated price.

Index terms: consumer, beef, Brasília, added value.


Palavras-chave


consumidor, carne bovina, Distrito Federal.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2006.v23.8656