A AGRICULTURA FAMILIAR DO ALTO URUGUAI, RS: MERCANTILIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO NO MUNICÍPIO DE TRÊS PALMEIRAS

Marcelo Antonio Conterato, Sergio Schneider

Resumo


O presente trabalho objetiva analisar a mercantilização da agricultura familiar e suas estratégias de reprodução no Alto Uruguai, RS. Embora o estudo abranja o território do Alto Uruguai, os dados foram coletados no Município de Três Palmeiras, onde se procura valorizar os processos sociais que envolvem a trajetória histórica de uma forma de trabalho e produção que cada vez mais se insere nos circuitos mercantis e, por isso, passa a ter a sua reprodução cada vez mais mercantilizada. A mercantilização é entendida como um processo de externalização das relações de produção, em que o agricultor se torna dependente das relações com os ambientes social e econômico, seja para comprar insumos e produtos, seja para vender a produção após um ano de trabalho. No Alto Uruguai, esse processo de mercantilização tem levado os agricultores familiares a estabelecer relações sociais e econômicas que privilegiam a especialização produtiva, a concentração dos meios de produção e a individualização do processo produtivo. Dessa maneira, acabam reforçando um padrão agrícola de produção que, historicamente, tem se demonstrado concentrador e excludente, o que acentua os processos de diferenciação social e econômica entre os agricultores familiares.

Termos para indexação: transformações da agricultura, desenvolvimento agrícola, diferenciação social e econômica.

THE FARM FAMILY FROM ALTO URUGUAI, RS: COMMODITIZATION AND
REPRODUCTION STRATEGIES IN THE MUNICIPALITY OF TRÊS PALMEIRAS

ABSTRACT

This study intends to analyze the mercantilization of family farming and its reproduction strategies in Alto Uruguai, RS. Even though the study includes Alto Uruguai territory, the data have been collected in the Municipality of Três Palmeiras, where the valorization of social processes and historic paths of agricultural work and production increasingly leads family farmers into mercantile circuits. As a consequence, their production becomes increasingly mercantilized. Mercantilization is seen as a process of externalization of the production relations, in which the farmer becomes dependant on the relations with social and economic environments, be it to buy supplies or goods. In Alto Uruguai, this process of mercantilization has taken family farmers to establish social and economic relations which privilege productive specialization, concentration of the factors of production and the individualization of the productive process. Thus, they end up reinforcing an agricultural production pattern which, historically, has proved to be concentrating and excludant, which accentuates processes of social and economic differentiation among family farmers.

Index terms: transformation of agriculture, agricultural development, economic differentiation, social differentiation.


Palavras-chave


transformações da agricultura, desenvolvimento agrícola, diferenciação social e econômica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2006.v23.8648