Avaliação comparativa dos conhecimentos locais e científicos sobre características do solo em agroecossistemas do Projeto de Assentamento Oziel Alves III, DF

Carla Araújo Ferreira, Tamiel Khan Baiocchi Jacobson, Luciano Mansor de Mattos

Resumo


O objetivo deste trabalho foi verificar similaridades e diferenças entre conhecimento local e científico, inter-relacionando indicadores locais e científicos de qualidade do solo. A pesquisa se baseou nos métodos “InPaC-S” e “Validação Científica dos Indicadores Empíricos”. O estudo foi realizado no Assentamento Oziel Alves III (DF), em nove áreas: três com manejo agroflorestal sucessional na fase inicial, três com manejo agroflorestal sucessional em estágio secundário e três com manejo convencional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e oficina de validação científica com agricultores e pesquisadoras da Embrapa. 143 etnoindicadores foram levantados: 74 para fertilidade do solo, 45 para disponibilidade de água no solo, 15 para compactação de solo e 09 para biologia do solo. Deste total, 92 (64%) foram validados total ou parcialmente pelos pesquisadores, 14 (10%) foram classificados como “objeto potencial de pesquisa” e 37 (26%) não foram validados. Os etnoindicadores foram reorganizados, mostrando que 43% estavam relacionados às características das plantas cultivadas, 23% à biota do solo, 19% às propriedades do solo e 15% às plantas espontâneas. Os assentados com sistema de manejo agroflorestal triplicaram, pelo menos, a frequência de etnoindicadores pesquisados em relação aos com manejo convencional, com exceção dos etnoindicadores relacionados com raízes ou vigor das plantas.


Palavras-chave


sistema agroflorestal; etnopedologia; diálogo de conhecimentos

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27541