Alimentando um mundo em crescimento: uma jornada científica sobre a tríade sustentabilidade, alimentos e as percepções do consumidor

Luana Rodrigues Ferretto, Reinaldo de Camargo Lopes, Líris Kindlein

Resumo


A expansão da população mundial representa desafios para a produção de alimentos devido ao sistema de produção linear ser insustentável sob as dimensões do desenvolvimento sustentável. Por isso há um foco global para a promoção de práticas de produção e consumo sustentável de alimentos, evidenciando a necessidade de investigações nessa área de estudo. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura nas bases Elsevier’s Scopus e Web of Science. O estudo buscou investigar a relação entre a tríade sustentabilidade, alimentos e consumidores no enfoque da ciência, explorando lacunas de conhecimento sobre as percepções dos consumidores em relação a produtos alimentícios com rótulos de sustentabilidade. Os resultados da revisão indicam que a sustentabilidade se configura como um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para o sistema alimentar global. Os consumidores demonstram crescente valorização por produtos alimentícios que possuem atributos sustentáveis, como aqueles certificados com rótulos e selos de qualidade confiáveis. Estes, por sua vez, influenciam as escolhas dos consumidores e podem ser ferramentas eficazes de marketing verde e educação, promovendo um consumo responsável e estimulando uma produção mais ecológica, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no setor alimentício. Essas ações, aliadas à crescente consciência ambiental dos consumidores e à adoção de políticas públicas adequadas, podem impulsionar a transição para um agroecossistema de produção e consumo de alimentos mais sustentável.


Palavras-chave


agronegócio; atributos sustentáveis; consumo; intenção de compra; produção de alimentos; rótulos de sustentabilidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27393