Hortas escolares pedagógicas: caracterização dos projetos brasileiros

Vanessa Manfre Garcia de Souza, Regilane Fernandes da Silva, Elcio de Souza Magalhães, Kelliane da Consolação Fuscaldi

Resumo


Este artigo consiste na caracterização de projetos de hortas escolares que foram ou estão sendo realizados no Brasil. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa e quantitativa, realizado com base em um levantamento nacional sobre projetos de hortas escolares pedagógicas, conduzido no âmbito do Projeto UTF/BRA/085/BRA – parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Para tanto, utilizou-se da aplicação de questionário online. Os resultados apontam diversas potencialidades e benefícios das hortas pedagógicas para estudantes, suas famílias, e toda a comunidade da escola e seu entorno. Entretanto, foram observados desafios comuns à grande parte dos projetos: falta de recursos financeiros, de conhecimento técnico, de parcerias, de assistência técnica e de capacitação para os atores envolvidos nos projetos. A horta escolar é um excelente recurso pedagógico e de promoção da segurança alimentar e nutricional, que deve ser apoiado pela gestão pública, iniciativa privada, universidades, institutos federais, organizações do terceiro setor e pela comunidade envolvida com a escola. Os resultados dessa pesquisa podem subsidiar as discussões acerca das soluções para os desafios, e estratégias de fomento e de sustentabilidade dos projetos de hortas escolares pedagógicas.


Palavras-chave


agricultura urbana; educação alimentar e nutricional; educação ambiental; hortaliças; segurança alimentar e nutricional

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27363