Há mercado para produtos lácteos caprinos no estado do Paraná, Brasil?

Pamela da Silva Pasquim, Selma de Souza Correia, Samera Rafaela Bruzaroski, Rafael Fagnani, Luísa Aragon Alegro, Elsa Helena Walter de Santana

Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento e os hábitos de consumo das pessoas referentes ao leite caprino e aos seus derivados, bem como a disponibilidade desses produtos em três municípios (Londrina, Maringá e Arapongas) da região norte do estado do Paraná, Brasil, selecionados por conveniência e por estarem localizados próximos ao estado de São Paulo, um grande mercado que inclui o consumo de laticínios. Para isto, foi aplicado um formulário semiaberto, com 31 questões, hospedado no Google Forms. Entre os 247 entrevistados, 47% afirmaram não saber a diferença entre os leites de cabra e de vaca. Imagens de leite UHT e de queijos caprinos foram associadas (69%) a palavras positivas ou interesse. A prevalência do consumo de produtos láteos caprinos foi associada à faixa etária (maior consumo de leite a partir de 31 anos e de derivados de 41 a 60 anos) e ao rendimento familiar (46% até três salários mínimos e 27% de quatro a seis). O consumo de queijos também foi associado ao número de habitantes do município e ao seu nível de escolaridade. A maioria das pessoas que consomem ou já consumiram leite (cru, pasteurizado, longa vida ou em pó) e/ou derivados caprinos foram motivados pelo sabor ou por indicações de amigos ou médicos, nesta ordem. As principais razões apontadas para o não consumo foram a falta de conhecimento deste tipo de lácteo e a falta de hábito. Leites caprino UHT e em pó estavam disponíveis em todos os municípios avaliados, mas os queijos foram encontrados somente nos dois mais populosos. A região estudada é um mercado potencial para a venda de produtos lácteos de cabra. Portanto, deve-se considerar a divulgação dos benefícios destes produtos para a saúde, por meio de estratégias de marketing online e offline, além da sua maior disponibilização nos mercados.


Palavras-chave


consumo; leite caprino; comercialização

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27318