Consumo de lácteos orgânicos no Brasil

Ygor Martins Guimarães, Kennya Beatriz Siqueira, Fernanda Samarini Machado

Resumo


Os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à produção, segurança e qualidade dos alimentos e, neste contexto, os produtos orgânicos vêm ganhando cada vez mais espaço. Entre os alimentos orgânicos, os lácteos são os produtos responsáveis por 20% das vendas mundiais, atrás apenas de frutas e legumes. No entanto, pouco se sabe sobre o mercado consumidor de lácteos orgânicos. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o perfil dos consumidores de lácteos orgânicos no Brasil. Para isso, realizou-se uma pesquisa por meio de questionário virtual, entre 28 de junho e 20 de julho de 2022, que abrangeu todas as regiões do Brasil. Os resultados indicam que o consumo de lácteos orgânicos está associado a um maior nível de renda. Os principais entraves para o aumento do consumo foram os preços elevados e a dificuldade de encontrar os produtos.


Palavras-chave


consumidor; lácteos orgânicos; preferências

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27316