Economicidade e sustentabilidade influenciam a intenção de compra dos consumidores de café

Camila Aparecida Lessa Soares, Marco Aurélio Marques Ferreira, Suzana Maria Della Lucia, Valéria Paula Rodrigues Minim

Resumo


Compreender as preferências e o comportamento do consumidor oferece a possibilidade de entender a aceitação ou rejeição de determinados produtos e de incentivar a criação de “marketing sensorial”. Para analisar as hipóteses do estudo de que as características não sensoriais possibilitam a criação de fatores que influenciam a intenção de compra, e de que os consumidores podem ser agrupados em razão dos atributos avaliados no momento da compra, os dados foram submetidos a um estudo exploratório e analisados pela técnica multivariada. Utilizou-se a análise fatorial, para determinar quais atributos são importantes para a decisão de compra de café, e a análise de agrupamento, para definir os grupos dos consumidores da bebida. Participaram do estudo 841 consumidores de café, que responderam a um questionário online. Dois fatores influenciam a decisão de compra, economicidade e sustentabilidade, o que resultou em quatro grupos de consumidores. A segmentação do mercado de café, com base nos atributos importantes no momento da compra, segue uma tendência nacional, pela qual os consumidores que buscam marca, preço e qualidade do produto mostram que estão preocupados com o meio ambiente.


Palavras-chave


comportamento; decisão de compra; mercado

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27232