Relação entre os fatores de decisão e renda para a compra de hortaliças no início da pandemia no Brasil

Kennya Beatriz Siqueira, Henrique Martins Gianvecchio Carvalho, Warley Marcos Nascimento, João Pedro Junqueira Schettino, Therys Senna de Castro Oliveira

Resumo


O consumo de hortaliças é essencial para a qualidade de vida da população, especialmente em um período de crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. Assim, este estudo objetivou analisar o impacto inicial da pandemia nos hábitos de consumo de hortaliças no Brasil, avaliando a relação da renda mensal com os principais fatores que nortearam os consumidores na hora da compra de olerícolas no Brasil. Para isso, no início da pandemia, foi aplicado um questionário por meio de Formulários Google®, difundido online por meio de aplicativos e redes sociais no formato de pesquisa de opinião. A análise estatística foi feita utilizando-se o teste qui-quadrado de modo a verificar a associação da renda com os fatores de tomada de decisão no consumo de hortaliças no Brasil. Os resultados indicaram que a renda molda o comportamento do consumidor e exerce impactos diferentes para determinadas olerícolas. Além disso, a qualidade se destacou como um fator mais importante do que os benefícios nutricionais na hora da compra de hortaliças, mesmo durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.


Palavras-chave


coronavírus; decisão de compra; olerícolas; tomada de decisão

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2022.v39.26936