Empreendedorismo social – exercício ensaístico com suporte em insights cartográfico-categoriais

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Danielle Maria Apolonio Rodrigues, Thais de Sousa Costa

Resumo


O presente estudo objetiva tecer contribuições à configuração do tema empreendedorismo social em pesquisas brasileiras. O estudo realiza revisão sistemática e agrega duas análises para melhor compreender a cartografia de 47 pesquisas nacionais sobre o tema, de 2014 a 2020. Por análise lexical, possibilitada pelo software Iramuteq, em combinação com a análise de conteúdo, na perspectiva da categorização, e desenvolvida com o auxílio do software ATLAS.ti, foram reunidos e discutidos elementos de configuração e possibilidades de insights teóricos para uma posterior análise mediante processos de teorização, o que o tema requer. Cinco clusters são discutidos: produção acadêmica (18,6%, UCEs), metodologias de pesquisa (24,2%, UCEs), questões/análise/problemas (sociais) (24,8%, UCEs), gestão (do/para o/a partir do) social (16,8%, UCEs) e engajamento (15,5%, UCEs). Em resumo, os resultados evidenciam as fragilidades teóricas e problemáticas resultantes, bem como acarretam em discussões sobre redes, impactos sociais, imaginação conceitual, criatividade (criação de valor social), aprendizagem relacional, processo empreendedor, agentes/atores sociais, processos coletivos e liderança responsiva, em face da contribuição do empreendedorismo social na costura de possibilidades concretas de desenvolvimentos agregadores à vida em sociedade.


Palavras-chave


empresa social; negócios sociais; organizações sociais

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2022.v39.26932