Redes sociais e os atores da cadeia produtiva do mel: estudo de caso com produtores do estado do Pará

Ana Laura Silva de Lima Costa, Felipe Aragão Campos Salles, Alexandre Scherrer Tomé

Resumo


A internet e as redes sociais são consideradas importantes fontes de informação para produtores rurais quanto à gestão da propriedade e às atividades agropecuárias. Este trabalho teve como objetivo compreender a influência das redes sociais sobre atores da cadeia produtiva do mel, no estado do Pará, no que tange às mudanças das práticas de produção e ao efeito da pandemia do coronavírus nesse processo. Trata-se de um estudo de caso explanatório com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com criadores de abelhas/produtores de mel e técnicos apícolas no estado do Pará. A indicação do WhatsApp como rede social de maior relevância para a atividade apícola nesse estado – para intercâmbio de informações, assistência técnica remota, divulgação e adoção de novas tecnologias de produção e comercialização − e a ampliação dessa relevância, durante a citada pandemia, são as principais contribuições desta pesquisa que também pode colaborar para um planejamento de estratégias mais eficientes de comunicação, em processos de transferência de tecnologias e inovação no meio rural.


Palavras-chave


apicultura; cadeia produtiva; mel; práticas de produção; redes sociais

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2021.v38.26931