Indicadores econômicos na implantação do cultivo de eucalipto citriodora – Corymbia citriodora (Hook.) K.D. Hill & L.A.S. Johnson)

Jhécika da Silva Furtado, Bianca Garcia, Andrécia Cósmem da Silva, Danilo da Silva, Matheus da Silva Araújo, Gabriel Henrique

Resumo


O presente estudo teve por objetivo a construção de indicadores econômicos sobre a implantação do eucalipto no estado de Goiás. Para tanto, foram calculados e discutidos indicadores como valor presente líquido (VPL), relação benefício/custo (BC), análise de sensibilidade e aplicação do payback econômico do capital investido. A fim de observar o efeito da viabilidade do cultivo diante de situações inesperadas, também foram estimados os impactos para a cultura em quatro cenários que envolveram o projeto. Os resultados indicaram que, para a taxa de desconto de 6,5% a.a., o VPL foi de R$ 14.298,93 para 1 ha, mostrando que o investimento é viável. A relação BC foi maior que 1 (BC > 1), demonstrando que os benefícios da implantação superaram os custos, e o período de tempo que será cursado até o retorno do investimento inicial demonstrou que o retorno para 1 ha a 6 ha se dará no sétimo ano. Da mesma forma, verificou-se que, para todos os cenários estimados, houve viabilidade econômica para a implantação da cultura.


Palavras-chave


economia florestal; espécie arbórea; investimento

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26657