O mercado de alimentos vegetarianos e veganos: características e perspectivas

Jean Philippe Palma Révillion, Carolina Kapp, Marcelo Silveira Badejo, Valéria da Veiga Dias

Resumo


Este artigo de revisão vale-se de dados secundários para identificar as características e motivações de consumidores que se consideram “veganos” ou “vegetarianos” e para avaliar a importância e características dos mercados de produtos voltados para esses segmentos no Brasil e no mundo. Os mercados de alimentos “vegetarianos” e “veganos” representam um nicho de mercado – de forte crescimento no mundo – alavancado pela crescente preocupação dos consumidores com o impacto da alimentação em sua saúde, com o bem-estar animal e com o impacto ambiental dos sistemas produtivos, especialmente da produção pecuária. Esses motivos também têm atraído cada vez mais pessoas que, embora não se enquadrem nas categorias anteriores, compartilham essas preocupações e querem diminuir o consumo de alimentos de origem animal (os “flexitarianos”). Tal demanda tem levado a uma crescente oferta de produtos destinados a esses consumidores, com uma crescente diversidade de propostas que vão desde a oferta de alimentos in natura, processados ou, ainda, alimentos processados similares (substitutos) a produtos de origem animal. Essa oferta se distribui entre lojas especializadas, redes de supermercados, redes de restaurantes e vendas diretas pela internet em sites especializados. A dinâmica mercadológica desses produtos é observada tanto em países desenvolvidos como no Brasil. 


Palavras-chave


agronegócios; mercado vegano; mercado vegetariano

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26603