Matriz SWOT como ferramenta de planejamento para uma aliança mercadológica de carne bovina
Resumo
As dificuldades de gestão das propriedades rurais tornam imprescindível o desenvolvimento de novas estratégias organizacionais, com o auxílio de ferramentas de qualidade que possam suprir essa lacuna no meio rural. O objetivo deste trabalho foi utilizar a matriz SWOT (strength, weakness, opportunity, and threat analysis), para identificar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades na análise de uma aliança mercadológica de carne bovina. A partir de um estudo prévio do processo de produção, elaborou-se uma matriz com os principais pontos identificados nos ambientes interno e externo. Posteriormente, a matriz SWOT foi aplicada aos elos de produção, industrialização e distribuição, para que fossem interpretadas as visões individuais referentes a cada variável apresentada. A partir dos resultados obtidos, identificaram-se os principais pontos positivos e negativos apontados pelos diferentes elos. Assim, podem-se elaborar estratégias para um melhor planejamento sobre o negócio e uma gestão mais efetiva, buscando-se minimizar as fraquezas e ameaças e aproveitando-se as forças e oportunidades para uma aliança mercadológica da carne.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26485