Estratégias de comercialização do pescado da agricultura familiar para a alimentação escolar: a experiência no estado do Tocantins

Diego Neves de Sousa, Hellen Christina de Almeida Kato, Paulo André Niederle, Alexandre Aires de Freitas, Cleiton Silva Ferreira Milagres

Resumo


Este artigo tem por objetivo relatar a experiência das estratégias utilizadas de comercialização do pescado da agricultura familiar para a alimentação escolar adotadas no Tocantins, por meio da articulação de diferentes competências interinstitucionais a fim de promover o desenvolvimento rural e a segurança alimentar pelo incentivo ao consumo de peixe nas escolas públicas. Foram descritas duas ações pilotos coordenadas pela Embrapa com o público das colônias de pescadores artesanais e associações de aquicultores familiares. A construção das estratégias de comercialização foi desenvolvida baseada na contribuição das especificidades de cada instituição que atua no projeto e de demandas advindas da agricultura familiar para a inserção do pescado por meio de políticas públicas. Os resultados apontam que as estratégias propostas podem servir como benchmarking para que outras realidades tenham alternativas de comercialização, principalmente no contexto dos mercados institucionais.


Palavras-chave


desenvolvimento rural; mercados institucionais; pescadores artesanais; políticas públicas; segurança alimentar e nutricional

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2019.v36.26450