Canais de comercialização para os alimentos orgânicos: um estudo no Sul do Brasil

Bethânia Avila Rodrigues, Juliana Vitoria Messias Bittencourt, Luciano Medina Macedo

Resumo


Este estudo verificou os canais de comercialização que os alimentos orgânicos, oriundos da agricultura familiar, percorrem até chegarem à mesa do consumidor brasileiro, com o objetivo de identificar as estratégias dos agricultores sustentáveis quanto ao seu posicionamento no mercado. Para isso, foi selecionado um grupo de agricultores familiares associados, que possuem certificação orgânica por auditoria, composto por sete propriedades rurais, localizadas na cidade de Ponta Grossa, PR. Os dados foram identificados em quatro canais de comercialização utilizados pelos empreendimentos agrícolas familiares orgânicos, variando entre canais diretos e canais indiretos de comercialização. Foi identificada a relevância desses canais de comercialização, bem como as suas características que influenciam os agricultores em sua utilização. Após a análise dos dados, foi verificado que a obtenção da certificação orgânica foi a melhor alternativa encontrada pelos agricultores para agregar valor aos seus produtos. Do ponto de vista de comercialização dos alimentos orgânicos, os principais desafios identificados a serem superados consistem na redução da diferença do preço de venda dos produtos orgânicos em relação aos convencionais, na falta de políticas públicas de fomento à produção de insumos orgânicos e no limite de mão de obra verificado na estrutura de trabalho.


Palavras-chave


agricultura familiar; agricultura orgânica; certificação orgânica; mercado de orgânicos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2019.v36.26441