V. 31, n. 3, set./dez. 2014

Maria Amalia Gusmão Martins

Resumo


Este terceiro número do volume 31 encerra os trabalhos de 2014, ano em que a revista Cadernos de Ciência & Tecnologia comemorou o seu 30° aniversário.

O trabalho Modelo holístico para a governança da informação em uma organização de pesquisa e desenvolvimento, de Patrícia Rocha Bello Bertin, propõe e explora a noção de “governança da informação” como uma abordagem sistêmica para a gestão da informação e do conhecimento em organizações de P&D. A premissa é de que os aspectos socioculturais devem ser imprescindivelmente considerados para que a governança possa ter êxito. O trabalho compreende um estudo de caso, com dados coletados por meio de entrevistas em profundidade com empregados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), seguido de análise temática. Os resultados
indicam que a gestão da informação e do conhecimento em organizações participantes do sistema de pesquisa agrícola é influenciada pelos processos e forças que governam esse sistema. Com base nesses achados, um modelo é proposto para a governança da informação em uma organização de P&D.

Cadeia de produção de sementes de feijão no Brasil analisada sob a ótica da nova economia institucional, de Éverton de Carvalho Castro e Alcido Elenor Wander, é um artigo que estuda a cadeia de produção de sementes de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.), considerando as possibilidades de formação de arranjos organizacionais, a influência do estabelecimento de instituições para a garantia do direito de propriedade e outros tópicos da Nova Economia Institucional. Os autores analisam a estrutura do mercado de sementes de feijão presente no Brasil, suas principais instituições e as formas de governança praticadas. Além disso, demonstram que a implantação de instituições eficazes, como as que garantem o direito de propriedade, possibilitou o crescimento desse setor.

O artigo Inovação, reforma agrária e agricultura familiar: o caso da produção de palmito no projeto de desenvolvimento sustentável Bonal é assinado por Raimundo Claudio Gomes Maciel, Pedro Gilberto Cavalcante Filho, Francisco Bezerra de Lima Junior e Débora de Lima Braga Penha, que analisam, do ponto de vista do processo de inovação, a produção e processamento de palmito trabalhado no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Bonal, localizado no Município de Senador Guiomard, no Estado do Acre. A metodologia utilizada baseou-se no levantamento e análise de indicadores de avaliação econômica, como produção e produtividade. A redução expressiva na produção e processamento do palmito, evidenciada nos resultados do levantamento, deveu-se às próprias características das inovações trabalhadas.

Na resenha intitulada Agrofloresta e mudança técnica: incorporação de conceitos ou conceituação de fato social?, Vicente Galileu Ferreira Guedes trata do livro Agrofloresta, ecologia e sociedade, organizado por Steenbock, Silva, Silva, Rodrigues, Perez-Cassarino e Fonini e publicado em 2013 pela Editora Kairós, de Curitiba. As 422 páginas deste livro estão basicamente estruturadas em 15 capítulos, e envolvem a participação de 23 autores. 

Desejamos uma boa leitura.

Maria Amalia Gusmão Martins
Editora Técnica


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2014.v31.25339