UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO SOBRE MATERIAIS DE ORIGEM DO SOLO

Yuri Lopes Zinn, Alba Lucia Araujo Skorupa

Resumo


O advento do Ano Internacional dos Solos ocasiona a apresentação de novas abordagens sobre a práxis da Ciência do Solo em todos os seus aspectos, inclusive no seu ensino. Entre os cinco fatores de formação do solo, o material de origem é aquele menos contemplado na formação acadêmica dos estudantes de graduação em Ciências Agrárias e Ambientais no Brasil, e mesmo nos países onde a Ciência do Solo se desenvolveu. Isso se reflete em uma série de deficiências na formação do cientista do solo, como na percepção inadequada do solo como interface entre a atmosfera, biosfera e litosfera, em especial sobre como o solo é influenciado por seu material de origem. No texto Uma nova abordagem para o ensino sobre materiais de origem do solo, Yuri Lopes Zinn e Alba Lucia Araujo Skorupa apresentam uma proposta de conteúdo e metodologia de uma disciplina de graduação sobre Mineralogia e Petrologia gerais, com ênfase em aspectos práticos de identificação de minerais e rochas, por meio da análise da ementa tradicionalmente seguida nesses cursos e dos resultados de uma pesquisa de opinião entre os alunos dessa disciplina, em diferentes cursos da Universidade Federal de Lavras (Ufla). As limitações encontradas e suas implicações são discutidas visando à melhoria da Educação em Solos.


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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2015.v32.23315