CONSTRUÇÃO SOCIAL DE MERCADOS PELA AGRICULTURA FAMILIAR EM UNAÍ, MG: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES

Marcelo Leite Gastal, José Humberto Valadares Xavier, José Carlos Costa Gonçalves Rocha, Ana Paula Borges Mendonça, Warley Henrique da Silva

Resumo


O acesso aos mercados é considerado um dos principais entraves ao desenvolvimento da agricultura familiar. Este artigo tem como objetivo analisar o acesso da agricultura familiar do Município de Unaí, MG a dois mercados – a feira da agricultura familiar e a venda de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Unaí é uma importante bacia leiteira. A produção de leite apresentou-se como a principal estratégia de inserção dos agricultores no mercado. No entanto, a comercialização mostrou-se concentrada, enfatizando-se a necessidade de construção de novas estratégias. O acesso ao Pnae e à feira propiciou diversificação de produtos comercializados e maior geração de renda nos estabelecimentos. Configuraram-se estratégias promissoras para a viabilização do acesso dos agricultores aos mercados construídos, não apenas para os agricultores já inseridos na cadeia do leite, mas também – e principalmente – para aqueles que se achavam excluídos dos mercados e em situação de risco. No entanto, devem ser ressaltadas as enormes dificuldades encontradas para construir o acesso ao Pnae e à feira, destacando-se aquelas de ordem burocrática. É necessário que essas novas oportunidades constituam novas redes de comercialização baseadas na lógica da confiança e de relações estreitas, principalmente entre os agricultores e o poder público.

Termos para indexação: comercialização, diversificação, mercados institucionais.

SOCIAL CONSTRUCTION OF MARKETS BY FAMILY FARMING IN UNAÍ: CAPABILITIES AND LIMITATIONS

ABSTRACT

Access to markets is considered a major constraint to the development of family farming. This article aims to analyze the access of family farmers in the municipality of Unaí, state of Minas Gerais, Brazil to two markets: the fair of family farming, and the sale of products for Brazil’s National School Feeding Programme (Pnae). Unaí is an important region of milk production. Milk production was shown to be the main strategy for the integration of farmers into the market. However, the marketing of milk was found to be concentrated, which emphasized the need to develop new strategies. Access to Pnae and the fair has provided diversification of products sold and higher income generation in the establishments. Promising strategies were built to enable farmers’ access to the constructed markets, not only for those already entered in the milk chain, but also – and mainly – for those who were excluded from the markets and at risk. However, the enormous difficulties encountered by farmers to build access to Pnae and the fair must be highlighted, mainly those relating to bureaucracy. It is necessary that these new opportunities bring about new marketing networks based on the logic of trust and close relationships, especially between farmers and the government.

Index terms: commercialization, diversification, institutional markets.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2014.v31.20866