O USO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO RAMO DE FLORES TROPICAIS EM PERNAMBUCO

Euri Charles Andrade da Silva, Tales Vital

Resumo


Comércio eletrônico ou e-commerce refere-se ao uso da internet para a realização de negócios entre organizações e indivíduos ou entre duas ou mais organizações. A pesquisa contempla a cadeia produtiva de flores tropicais em Pernambuco, quinto lugar nacional na produção e comercialização dessas flores, e analisa quatro empresas do setor que negociam produtos em seus sites, desenvolvidos para atender e fidelizar clientes de diversos lugares do Brasil e do mundo. Dessas quatro empresas, três são fazendas produtoras de flores tropicais, e uma faz apenas revenda. O trabalho analisa como as empresas negociam suas flores, utilizando a metodologia dos dez passos da operação do comércio eletrônico: merchandising, promoções, atendimento a clientes, vendas, forma de pagamentos, pós-venda, logística, segurança, estoque e monitoramento. Esse modelo de análise permitiu mostrar que as empresas tiveram benefícios nos seus negócios com a adoção do e-commerce, resultando em crescimento do seu mercado e aumento de clientes, principalmente em relação às compras diretas por meio dos sites. A internet permitiu às empresas

e aos produtores atender consumidores a distância, criar mercados específicos e melhorar a qualidade e a aparência de seus produtos, bem como desenvolver estratégias mais adequadas de distribuição e venda.

Termos para indexação: cadeia de flores ornamentais, comércio digital, e-commerce, floricultura, internet.

 

THE USE OF ELECTRONIC COMMERCE IN THE TROPICAL FLOWERS MARKET IN PERNAMBUCO

ABSTRACT
Electronic commerce or e-commerce is the use of the Internet to conduct business between organizations and individuals or between two or more organizations. This study analyzes the production chain of tropical flowers in state of Pernambuco (Brazil), which occupies the fifth place in Brazilian production and commercialization of this type of flower. The research analyzes four companies of this sector that trade products in their websites, which were developed to assist and secure the loyalty of customers of several places in Brazil and the world. Three of those four companies are farms that produce tropical flowers, and the fourth only deals with resale. This work analyzes how the companies trade their flowers, which they do by using the methodology of the ten steps of electronic commerce operation: merchandising; promotions; service to customers; sales; form of payment; aftermarket; logistics; safety; stock; and monitoring. The application of that analysis model allowed to show that the companies benefited from their business with the adoption of e-commerce, resulting in market growth and customers increase, mainly regarding direct purchases through the sites. The use of the Internet allowed those companies and the producers to remotely assist consumers, to create specific markets, and to improve their products quality and appearance, as well as to develop more appropriate strategies of distribution and sales.

Index terms: digital commerce, e-commerce, floriculture, Internet, ornamental flower chain.


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DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2010.v27.18592