Introdução

Maria Amalia Gusmão Martins

Resumo


O volume 25 da revista Cadernos de C&T corresponde ao ano de 2008. Os artigos nele publicados tratam de temas diversos entre si, oriundos de diferentes áreas disciplinares.

No artigo Obtentores de semillas, agricultores y Estado: el conflicto por los derechos de propiedad intelectual en Argentina, Rocío Ceverio, Susana Silvia Brieva e Liliana Iriarte, professoras da Universidad Nacional de Mar del Plata, em Buenos Aires, Argentina, abordam a temática dos direitos de propriedade intelectual na agricultura argentina, considerada problemática a partir do momento em que a indústria de sementes reivindica os direitos de propriedade intelectual nas chamadas “situações de exceção”, ou seja, nas situações em que é dada ao produtor agropecuário a permissão de, tendo adquirido legalmente a semente originária, produzir para uso próprio a sua semente. As condições legais para essa “situação de exceção” dada ao produtor agropecuário tendem a ser, pouco a pouco, mais e mais restritivas com o passar dos anos.

O trabalho Impactos ambientais e econômicos do alho livre de vírus para a agricultura familiar, assinado por Vicente Eduardo S. Almeida e Nirlene Junqueira Vilela, ambos pesquisadores da Embrapa Hortaliças, avalia o impacto ambiental e econômico da adoção da tecnologia para produção de alho livre de vírus (ALV) na agricultura familiar do município baiano de Cristópolis. Para a avaliação dos impactos ambientais, foi utilizado o Sistema Base para Avaliação e Eco-certificação de Atividades Rurais, um conjunto de planilhas eletrônicas que integram 24 indicadores do desempenho socioambiental no âmbito de um
estabelecimento rural. Para a avaliação dos impactos econômicos, foi utilizado o modelo do excedente econômico, que é uma metodologia recomendada pela Embrapa para avaliação de impactos tecnológicos. O trabalho permitiu confirmar importantes contribuições da tecnologia, tanto no aspecto ambiental como no econômico, para o segmento da agricultura familiar.

Talita Lima Rodrigues e Ricardo Coelho de Faria assinam o artigo Disposição a pagar pelo uso da água na produção de hortaliças do Distrito Federal, no qual o Método de Valoração Contingente (MVC) é utilizado para estimar o valor médio que os produtores de hortaliças do Distrito Federal estão dispostos a pagar para continuarem fazendo uso da água em suas atividades. Neste estudo é também analisada a percepção dos indivíduos quanto à propriedade da água. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa de campo realizada pela Emater no ano de 2007. Os resultados da regressão apresentaram uma DAP média de R$ 0,0276 por metro cúbico, valor próximo ao que já vem sendo praticado em algumas bacias hidrográficas do País. Quanto à percepção dos indivíduos em relação à propriedade da água, 14,3 % acreditam que são proprietários desse recurso, o que, de certa forma, demonstra um baixo índice de desconhecimento da Lei das Águas.

Fecha o volume o trabalho Produção bovina de corte em Mato Grosso do Sul: comparação econômica entre sistemas por meio do uso de ferramenta de TI, assinado por Fernando Paim Costa, Eduardo Simões Corrêa e Sergio Cardinal Schneider. Com a elevação dos custos de produção e a redução dos preços recebidos pelos produtores a partir da década de 1990, o boi gordo passou a ser constantemente comercializado por valor baixo. Como agravante, na maioria das propriedades a produção é conduzida empiricamente, com precário controle zootécnico e econômico. O trabalho compara diferentes sistemas de produção de gado de corte, associados a diversas estratégias de alimentação no Brasil Central, utilizando o aplicativo Gerenpec na simulação de três sistemas de produção. O Gerenpec mostrou-se adequado à avaliação do problema enfocado neste estudo, permitindo a comparação entre os sistemas modelados sob diferentes aspectos econômicos e zootécnicos.

Maria Amália Gusmão Martins
Editora Ténica


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2008.v25.17660