CANAIS DE COMUNICAÇÃO PREFERENCIAIS DOS SUINOCULTORES, AVICULTORES E TÉCNICOS AGROPECUÁRIOS NO SUL DO BRASIL

Nádia Solange Schmidt Bassi, Cícero Juliano Monticelli

Resumo


Para que o processo de Comunicação e Transferência de Tecnologia (CTT) seja eficaz, é preciso que este faça uso dos meios de comunicação mais adequados para cada público-alvo. Para isso, é preciso conhecer os canais de comunicação preferenciais de cada público. Os produtores rurais fazem parte de um segmento social diferenciado dos demais públicos, principalmente em virtude de sua localização e restrição de acesso a algumas ferramentas de comunicação. Portanto, conhecer os canais de comunicação utilizados por esse público e incluí-los no processo de CTT tornará esse processo mais eficaz. Com esse intuito, a Embrapa Suínos e Aves realizou em 2006 uma pesquisa com produtores de suínos e aves e com técnicos agropecuários de assistência rural no Sul do Brasil, para conhecer seus canais preferenciais de comunicação e de transferência de tecnologia. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, com utilização de questionários estruturados. Os resultados demonstraram que os produtores utilizam-se do rádio e da televisão como meios de CTT. Os técnicos agropecuários preferem palestras, internet e revistas especializadas como meio de comunicação. Dessa forma, é indispensável incluir os meios apontados pelos produtores e técnicos agropecuários no processo de CTT para esse público-alvo.

Termos para indexação: desenvolvimento rural, Embrapa, informação agropecuária, transferência de tecnologia.

PREFERENTIAL COMMUNICATION CHANNELS OF PIG FARMERS AND
POULTRY FARMERS AND AGRICULTURAL TECHNICIANS IN SOUTHERN BRAZIL

ABSTRACT

For the process of Communication and Technology Transfer (CTT) to be effective, it is necessary to use the most appropriate media to each audience. To do this, it is necessary to know the preferential communication channels for each audience. Rural producers are part of a social segment that is different from other publics, mainly due to its location and restricted access to some tools of communication. Therefore, knowing the communication channels used by this audience and including them in the process of CTT will make this process more efficient. With this aim, Embrapa Swine and Poultry held in 2006 a survey of swine and poultry producers and technicians engaged in technical assistance in southern Brazil, to know their preferential channels of communication and technology transfer. The methodology used was quantitative research, by using structured questionnaires. The results showed that producers use radio and television as means of CTT. The agricultural technicians prefer lectures, the internet and specialized magazines as media. Thus, it is essential to include the media pointed out by agricultural producers and technicians in the process of CTT to this target audience.

Index terms: agricultural information, Embrapa, rural development, technology transfer.


Palavras-chave


desenvolvimento rural, Embrapa, informação agropecuária, transferência de tecnologia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2011.v28.12043